23 de dezembro de 2024
Cidades

Semana Nacional de Conciliação espera 10% a mais de acordos

Foto: TJE-GO/ Hernany César
Foto: TJE-GO/ Hernany César

A 9ª Semana Nacional de Conciliação, que ocorrerá em Goiás começa no dia 24 de novembro e vai até 28. A Expectativa é ultrapassar em 10% os números alcançados no ano passado, quando foram efetuados 54,5 mil acordos, o que significa que 91,8% das 59,3 mil audiências realizadas tiveram bom desfecho. Com esse resultado, o valor arrecadado foi superior a R$ 40,7 milhões.

O objetivo da ação é solucionar conflitos de forma rápida, promover a celeridade na Justiça e disseminar a cultura da conciliação, a pacificação social e o respeito entre as partes

De acordo com o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) juiz Paulo Cézar Alves das Neves, o sucesso da conciliação garante a redução da enorme sobrecarga de processo no Judiciário.

A campanha nacional, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desenvolvida pelos tribunais brasileiros, ocorrerá no Estado de Goiás nos municípios de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas e Rio Verde. Em Aparecida de Goiânia, o período de mobilização começará antes, a partir do dia 17 de novembro, somente no executivo fiscal.

As ações que serão realizadas para semana são, consignatórias, revisionais, indenizatórias, execuções, cobranças, ordinárias, possessórias, seguros privados, ações de cobrança de DPVAT, divórcio, separação, guarda de menor, alimentos, reconhecimento de paternidade, entre outras passíveis de acordo, além de ações dos Juizados Especiais Cíveis.

 


Leia mais sobre: Cidades