Menos de um mês após o acidente que causou o derramamento de agrotóxicos na GO-164, perto do rio Vermelho, na cidade de Goiás, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) concluiu a primeira etapa de sanções administrativas aos responsáveis. O incidente, que ocorreu no dia 17 de dezembro de 2024, resultou na morte de duas pessoas e na hospitalização dos ocupantes do caminhão envolvido.
Nesta etapa inicial, três pessoas foram autuadas por violarem o artigo 64 do decreto federal 6.514/2008, que regula o transporte de substâncias perigosas. Entre os autuados estão o motorista do caminhão, que não tinha autorização para transportar produtos químicos, a proprietária do caminhão, que não havia equipado o veículo com os rótulos e painéis de segurança exigidos, e o responsável pela transportadora que fazia o transporte do agrotóxico. Cada um recebeu uma multa de R$ 40,5 mil e terá prazo para apresentar defesa ou recorrer.
Além da infração pelo transporte irregular, a Semad também está conduzindo um processo administrativo para responsabilizar os envolvidos pela poluição ambiental, conforme o artigo 62 do mesmo decreto. Este procedimento depende da conclusão da análise das amostras de água coletadas no rio Vermelho, que está sendo realizada pelos fabricantes dos agrotóxicos derramados, BASF e Bayer. O laudo final deve ser concluído em cerca de 20 dias.
O acidente envolveu um caminhão com carga de agrotóxicos, que foi identificada como roubada e sem a devida licença ambiental. Produtos como Fipronil, Blavity, Fox Xpro, Sphere Max e Orkestra SC vazaram para o ambiente, causando a morte de peixes na região. Equipes do Centro de Análises Ambientais e Laboratoriais (Ceamb) da Semad, juntamente com a Saneago, monitoram a qualidade da água.
A Semad acionou as fabricantes para realizar a remoção dos produtos, e ambas contrataram a Ambipar para o serviço. Até que os resultados da análise da água sejam concluídos, a Secretaria recomenda que a água do rio Vermelho não seja utilizada para consumo humano ou animal, por precaução.
Leia mais sobre: Cidade de Goiás / Governo de Goiás / Semad / Cidades / Geral / Notícias do Estado

