18 de dezembro de 2024
Entretenimento

Sem querer, identidade de Banksy pode ter sido revelada por amigo

Uma das obras mais famosas do artista Banksy
Uma das obras mais famosas do artista Banksy

O DJ Goldie pode ter revelado a identidade do misterioso artista de rua Banksy, durante entrevista concedida ao podcast “Distraction Pieces”.

Na gravação, Goldie está falando sobre como o mundo da arte ganhou dinheiro com o grafite, apesar de ser manchado com associações negativas e cita “Robert”.

“Me dê uma bubble letter [tipo de fonte], coloque em uma camiseta, escreva Banksy e estamos feitos. Podemos vender (…) Sem ofensa a Robert, acho que ele é um artista brilhante, que virou o mundo da arte de cabeça para baixo”, afirmou o DJ que, ao perceber que citou “Robert”, ficou alguns segundos em silêncio.

Segundo o site do jornal britânico “The Independent”, Goldie teria citado Robert del Naja, membro da banda Massive Attack, que já tinha sido apontado como a identidade verdadeira do artista.

Entretanto há outra teoria, de 2008, do jornal “Mail On Sunday” que indicava que o artista seria Robin Gunningham, homem de classe média que foi educado na escola privada Bristol Cathedral School.

INVESTIGAÇÃO

Em 2016, o jornalista Craig Williams conduziu uma investigação de cinco meses, antes de chegar à conclusão.

Williams teria descoberto pelo menos seis ocasiões em que obras de Banksy teriam aparecido quase simultaneamente a passagens da banda pelos mesmos locais, como se deu em São Francisco, Toronto, Boston, Los Angeles, Nova Orleans e Melbourne.

“E se Banksy não for a pessoa que todo mundo pensa que ele seja?”, indagou o jornalista. “E se -seguindo as teorias conspiratórias de Shakespeare- Banksy for um grupo de pessoas que grafitam diferentes locais em casa e no exterior? Um corpo de trabalho tão rico, feito durante uma década ao redor do mundo, pode permitir a sugestão”, disse ao jornal.

Entre as evidências, a publicação aponta que Del Naja é um artista de rua conhecido -ele atua sob o codinome de 3D- e esteve presente na exposição de Banksy “Exit Through The Gift Shop”, falando de uma antiga amizade com o artista, que assina o prefácio de seu livro, “3D and the Art of Massive Attack”, lançado no ano passado.

 


Leia mais sobre: Entretenimento