O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, anunciou, por meio de suas redes sociais, que fará um “importante pronunciamento à nação” às 10 horas desta segunda-feira (26). Sem dar detalhes sobre assunto do anúncio, o político nomeou “evento” de “Manifesto à nação” em transmissão ao vivo. Veja:
Na publicação as respostas de quem tenta adivinhar são as mais variadas: há internautas que responderam, ironicamente, que Ciro irá informar o abandono da candidatura para apoiar Lula. Outros dizem que o pedetista deve apenas reforçar sua candidatura e fazer mais críticas ao PT. Fato é que anúncio também acabou virando meme.
Por outro lado, há ainda quem sugira, que pode ser algo relacionado aos “cochichos” que Ciro fez ao presidente Bolsonaro (PL) e seu ministro das Comunicações, Fábio Faria, no debate de sábado (24), promovido pela CNN em parceria com SBT, Terra, NovaBrasil, Estadão/Eldorado e Veja, e que acabou pegando mal para o pedetista. No programa, Ciro ainda criticou o voto útil, uma das estratégias exploradas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para conseguir a vitória de Lula no 1º turno.
De acordo com o colunista e comentarista político, Gerson Camaroti, em um texto publicado pelo G1, o pedetista Ciro Gomes lançará este manifesto apenas para reforçar o papel de seu nome na corrida presidencial deste ano. Camaroti reforçou a questão do voto útil lançado pelo PT e que, de certo modo, tem esvaziado a candidatura de Ciro. !Segundo integrantes da campanha do Ciro, no manifesto, o pedetista fará um diagnóstico em tom de alerta sobre o atual momento político no país e sobre o papel de sua candidatura nestas circunstâncias”, afirmou o colunista.
Leia mais sobre: Ciro Gomes / Eleições 2022 / Manifesto / Política