22 de dezembro de 2024
Brasil

Sem data certa, Pazuello diz que vacinação começará “no dia D, na hora H”

Pazuello é misterioso com inicio do processo de vacinação no Brasil. Foto: Carolina Antunes/PR
Pazuello é misterioso com inicio do processo de vacinação no Brasil. Foto: Carolina Antunes/PR

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse nesta segunda-feira (11/010 que a vacinação no Brasil “vai começar no dia D, na hora H”, mas ainda não confirmou o cronograma específico de datas para o início do Plano Nacional de Imunização.

“Todos os estados receberão simultaneamente as vacinas, no mesmo dia. A vacina vai começar no dia D, na hora H, no Brasil. No primeiro dia que a autorização for feita, a partir do terceiro ou quarto dia estará nos estados e municípios para iniciar a vacinação. A prioridade já está dada, é o Brasil todo. Vamos fazer como exemplo para o mundo. Os grupos prioritários já estão distribuídos”, afirmou.

Existem algumas datas previstas já citadas previamente pelas autoridades. O próprio ministro já havia falado que uma previsão otimista seria o início no dia 20 de janeiro. O governador Ronaldo Caiado (DEM) também já cravou que ela iniciaria entre o dia 10 e 20 de fevereiro. Mas Pazuello chegou a pontuar outras datas num cenário pessimista, como por exemplo, o começo de março.

Seja como for, o Ministério da Saúde já firmou um contrato com o Instituto Butantan para aquisição de 100 milhões de doses da CoronaVac. A perspectiva da pasta é que sejam disponibilizadas em 2021 até 354 milhões de doses. Este total deve ser formado por dois milhões de doses importadas da Astrazeneca da Índia, 10,4 milhões produzidas pela Fiocruz até mês de julho, 110 milhões fabricadas no Brasil pela Fiocruz a partir de agosto, 42,5 milhões do mecanismo Covax Facility (provavelmente da Astrazeneca) e as 100 milhões da Coronavac oriundas do contrato com o Instituto Butantan.


Leia mais sobre: / / Brasil / Destaque 2