Há mais de 100 dias sem chuvas em Goiás, o Rio Meia Ponte, que abastece Goiânia e Região Metropolitana, entra em nível crítico 2, nesta segunda-feira (12). O volume da água atualmente é de 3.966 litros/segundo. As informações são de O Popular.
A situação já vem se estendendo desde o mês de agosto, quando Rio Meia Ponte entrou em nível crítico 1. No momento é necessário que a Saneago apresente o Plano de Racionamento de uso da água. Portanto, a medida só é colocada em prática se o rio atingir o nível crítico 4, com vazão de escoamento menor ou igual a 2 mil litros/segundo.
De acordo com a Saneago, o abastecimento na capital, mesmo com a situação do rio, permanece regular. Em nota a companhia disse que continua autorizada a captar a mesma quantidade de água para o abastecimento público.
Ainda em nota, segundo a Saneago o Rio João Leite também apresenta vazão melhor que a registrada no ano passado. Na capital, 66% da população é abastecida pelo João Leite, e 34%, Meia Ponte. Atualmente o sistema João Leite armazena 129 bilhões de litros de água e sua capacidade de reserva hoje chega a 89%.
Portanto, todos os anos neste período autoridades reafirmam o alerta à população para o uso consciente da água.
Leia mais sobre: rio meia ponte / Saneago / Cidades