08 de agosto de 2024
Leandro Mazzini

Sem caixa-preta, painéis da cabine vão elucidar acidente

Embora por motivos óbvios não divulguem, por segredo determinado em lei, técnicos do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica acreditam que o relatado problema de ignição do jato, em outra ocasião, pode ter causado corte de energia para o CVR, aparelho que alimenta a caixa-preta do jatinho PR-AFA. Em tese, isso explicaria a ausência de dados de voz da cabine do voo fatídico que vitimou Eduardo Campos e equipe no Cessna PR-AFA. Os técnicos agora concentram as investigações nos painéis eletrônicos, softwares e objetos recolhidos da cabine, em trabalhos nos laboratórios de Brasília e São José dos Campos (SP).

Voo cego

O piloto estava sem ‘teto’, ou visibilidade, no linguajar aeronáutico. Ele teria embicado o jato para ver a pista e a perdeu. O CENIPA já tem as fotos de satélite do momento.

Sem pressa

Experientes pilotos e especialistas em segurança de voo indicam que o CENIPA terá um relatório final de ‘fatores contribuintes’ para o acidente dentro de um ano.

Algo no ar

Junto com o técnico da fabricante Cessna, desembarcaram em Santos funcionários da Federal Aviation Administration, do governo americano. É praxe para estes casos.

Lupa

A Cessna tem suas preocupações evidentes: as ações da companhia vão ao chão em caso de descoberta de eventual falha de motores.

Romaria aéreaAlém de voos comerciais lotados para a cidade, de todo canto do País começam a decolar jatos executivos rumo ao Recife. Espera-se o início do velório de Eduardo Campos e demais vítimas do acidente para este domingo. O presidenciável Pr. Everaldo (PSC) já embarcou ontem para Pernambuco.

PT x Vargas

O TSE começa a dar celeridade no processo em que o PT pede a perda de mandato do deputado André Vargas, que se desfiliou do partido. A ministra Luciana Lóssio marcou audiência entre as partes para dia 22, sexta que vem, às 15h. Será a primeira vez que Vargas e os advogados do PT vão se confrontar.

Será?

Tucanos de alta plumagem dizem que o presidenciável Aécio Neves saiu brabo da entrevista no Jornal Nacional da Globo. Todos acham que Bonner pegou demais no pé.

Fogo amigo

Não demoraria. A ala anti-Marina Silva no PSB lançou Luiza Erundina candidata a presidente no lugar de Eduardo. Quieta, Marina apenas levou seu nome a consulta.

Espionagem?

Na quinta-feira, mostram imagens do site flightradar24, dois Helium Baloom do Google sobrevoaram o Brasil. Um passou na rota oeste-leste, cruzando Mato Grosso do Sul e São Paulo, rumo ao Atlântico Sul, a 61 mil pés.O outro subia, a 681 pés, do Norte da Bahia e percorreu o Nordeste.

Explica-se

O Google tem parcerias com a NASA e grandes empresas de satélite americanas. Soltou pelo mundo esses balões experimentais com projeto inovador na tentativa de levar internet via satélite para todos os cantos do planeta. A priori, é isso..

Ligações

O avião arrendado da AF Andrade Participações é uma prova de que, apesar da figura radical de Marina, Campos não se afastara do agronegócio. O grupo, porém, em recuperação judicial, não é doador de campanha do PSB.

Do bolso

A AF Andrade figura nos últimos pleitos, desde 2006, apenas como doadora de R$ 34 mil para candidato a deputado estadual do PSDB em Minas.

Arranjos locais

A despeito da candidatura sub judice de José Roberto Arruda (PR) ao governo do DF, o PSC decidiu apoiar o candidato, líder nas pesquisas, espalhou a distrital Gizele Nicosk.

Ponto Final

“Tudo mundo roubou. O PT, meu partido, os tucanos, não tem mais santo. Não tem partido que signifique transparência, verdade, dignidade”

Marcelo Almeida, herdeiro do Grupo CR Almeida e candidato ao Senado pelo PMDB do Paraná, sobre partidos e o caso Petrobras, em entrevista a um jornal.

______________________________

Com Equipe DF, SP e Nordeste


Leia mais sobre: Leandro Mazzini

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários

Recomendado Para Você

Leandro Mazzini

Pizzolato na Papuda

Leandro Mazzini

A blindagem do juiz Sérgio Moro