Serão conhecidos nesta sexta-feira (30), às 17h, os candidatos selecionados para o programa CNH Social. O Detran Goiás oferece 4.014 vagas para pessoas de baixa renda que querem obter a autorização para dirigir gratuitamente.
A lista com os nomes será publicada no site da autarquia. O Detran informou que não telefone ou envia mensagens ou e-mails para candidatos.
Após a efetivação da matrícula online, o selecionado deve procurar uma unidade de atendimento presencial Vapt Vupt ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para apresentar a documentação em, no máximo, 15 dias.
A pessoa que deixar de cumprir os prazos ou apresentar a documentação necessária será desclassificada. Caso haja vagas ociosas, uma nova lista com cadastro reserva será divulgada em data a ser confirmada. Esta etapa do programa bateu recorde de inscrições, com mais de 45 mil candidatos.
O programa
Quem for selecionado ganhará todo o processo de habilitação, adição ou mudança de categoria do programa CNH Social, com exceção dos custos com transporte. Os beneficiários terão isenção das taxas do Detran (Inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático).
Também estarão isentos de pagar pelos exames médico e psicológico, junta médica, quando se tratar de candidato com deficiência, e toxicológico, exigido para categoria profissional. Por meio de parcerias, serão oferecidos ainda o curso teórico, de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes.
Esta etapa traz regras para o desempate dos candidatos inscritos. Na categoria estudantil, por exemplo, substituiu-se a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela média obtida no ensino médio da rede pública estadual de Goiás, apurada pela Secretaria de Estado da Educação. Também são critérios de desempate, a renda familiar per capita, o número de componentes do grupo familiar, a existência de benefício social, data e hora da inscrição, maior idade.
Próximo passo
Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula no site e imprimir o comprovante. Ele deve ser entregue com toda a documentação exigida em uma das unidades do Detran, Ciretrans ou Vapt Vupt. Durante o atendimento presencial, será aberto o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), que é o início do processo. Isso deve ser feito em, no máximo, 15 dias, a contar do dia 3 de novembro.
O candidato terá mais 15 dias para apresentar a documentação em uma unidade do Detran, Ciretran ou Vapt Vupt. Vale ressaltar que, na maioria dos municípios, o atendimento é feito com horário marcado.
Caso o candidato não esteja com nome na lista, deve aguardar pela segunda chamada. Quem não for contemplado na segunda chamada, poderá se candidatar nas próximas edições do programa, desde que, na época, cumpra todos os requisitos estabelecidos no edital.
Leia mais sobre: CNH Social / Cidades / Destaque 2