12 de setembro de 2024
Goiânia

Seinfra projeta finalizar ano com cerca de 80% dos 630km de reconstrução asfáltica concluídos

Reconstrução asfáltica não atingirá todos os 630km em 2020. (Foto: Divulgação/Seinfra)
Reconstrução asfáltica não atingirá todos os 630km em 2020. (Foto: Divulgação/Seinfra)

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) admite que não conseguirá entregar todos os 630km de reconstrução asfáltica ainda em 2020. Até o momento, segundo o secretário Dolzonan Mattos, foram executados 66km, o que representa pouco mais de 10% do total. Na melhor das hipóteses, a pasta projeta fechar o ano entre 60% e 80% dos trechos já reconstruídos.

“Vamos cumprir, mas não na totalidade (em 2020). É impossível você fazer tanto asfalto em pouco tempo. Minha expectativa é fazer em torno de 400km a 500km de asfalto do total de 630km”, disse à Rádio Bandeirantes Goiânia. “Mas tudo aquilo que iniciarmos, vamos terminar. Se ficarem trechos de ruas para o próximo governo, estarão em condições de tráfego”, completa.

As obras começaram há três meses, no dia 29 de abril. De lá para cá, são 661 mil metros quadrados, conforme Dolzonan. Em relação ao cronograma inicial da prefeitura, houve um pequeno atraso, relata o secretário.

“Nos primeiros dois meses, como as empresas são do Maranhão, tiveram certa dificuldade em termos de mobilização, contratar usinas para fabricação do asfalto. Não houve a velocidade que estava dentro da minha expectativa. Agora estamos trabalhando em dois turnos, varando a madrugada, e o trabalho está deslanchando com velocidade muito maior”, destacou.

Dolzonan afirmou ainda que a próxima gestão municipal deve concluir as obras, que têm contrato de 24 meses e todos os recursos já garantidos e serviços contratados. “São recursos já carimbados, então não tem porquê paralisar. (O próximo gestor) só vai paralisar se for por capricho”, disse.

Viaduto da Perimetral com a Goiás

O secretário de Infraestrutura também confirmou o início das obras do viaduto da Perimetral Norte com a Goiás. Ele relatou que as estacas pré-moldadas de concreto estão no local para dar prosseguimento à etapa de fundação. A estrutura entrega o complexo BRT Norte-Sul, que vai do Morada do Sol até o Terminal Isidória.

Conforme Dolzonan, serão quatro faixas para tráfego, duas em cada sentido. Não será necessária interdição total das pistas, mas deve haver fechamento parcial em algum momento. A previsão de término da obra é dezembro.

Jamel Cecílio terá tráfego liberado em setembro

Parte do Complexo Viário da Jamel Cecílio será liberado em setembro, conforme o titular da Seinfra. O primeiro trecho entregue será o viaduto. “Estamos antecipando a entrega do viaduto para diminuir o desconforto que os comerciantes e a população está tendo com esses desvios. Estamos acelerando. Já colocamos todas as 36 vigas. Agora estamos fazendo a armação da laje. Faltarão a capa asfáltica e o encabeçamento”, relatou.

O complexo será inaugurado integralmente somente no fim do ano. Ele também inclui a rotatória da Leopoldo de Bulhões e a trincheira da Marginal Botafogo.


Leia mais sobre: / / Destaque 3 / Goiânia

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários