Para o segundo turno da eleição presidencial que acontece neste domingo (30) em todo país, uma operação nacional será realizada para garantir a segurança do processo democrático e dos eleitores. Em Goiás, 5,6 mil servidores participam da ação que será acompanhada em tempo real, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.
As forças de Segurança Pública estadual vão dar apoio à ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos 246 municípios goianos, durante o processo democrático.
A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) vai empregar efetivo de 4.760 policiais, a Polícia Civil irá contar com 427 servidores entre delegados, agentes e escrivães. O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) vai participar da operação de coordenação nacional com um efetivo de 448 militares.
Em todo o Brasil, cerca de 500 mil agentes da segurança pública estão mobilizados para garantir a segurança dos brasileiros. Além do grande efetivo, cerca de 70 mil viaturas, 3 aeronaves e 9 embarcações estarão de prontidão no país.
A Operação Eleições 2022 tem como objetivo garantir a segurança dos eleitores durante o período de votação. Além dos representantes institucionais das 27 unidades federativas, também participam: representantes do TSE, das Polícias Civis e Militares, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dos Corpos de Bombeiros Militares, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das Secretarias de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Leia mais sobre: Eleições 2022 / PMGO / Polícia Civil de Goiás / Segurança Pública / Política