Entre os dias 3 e 5 de outubro, a Superintendência de Inteligência Integrada de Goiás recebeu, em Goiânia, uma comitiva de servidores da Bahia, que conheceu os sistemas de integração entre as forças de segurança e o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.
A Bahia vive atualmente uma crise na segurança pública, e o Governo de Goiás prestou assistência e compartilhou com o serviço de inteligência baiano as experiências de êxito adotadas no estado, considerado referência nacional no combate à criminalidade.
A comitiva conheceu o Sistema de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Goiás (SISP), que demonstra eficiência tecnológica e os avanços alcançados na coordenação e comunicação entre as corporações. Os integrantes da Superintendência de Inteligência do Estado da Bahia conheceram as estruturas de produção de conhecimento, apoio técnico, capacitação, apoio logístico e equipamentos de defesa das polícias.
Um dos locais visitados foi o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia onde acompanharam o trabalho da Polícia Penal, e ainda as alas reformadas da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães e as instalações do Núcleo Especial de Custódia e da Seção Industrial.
Os gestores de Goiás explicaram que, em 2022, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) manteve a estratégia de identificar e isolar as lideranças do sistema penal, fundamental ao combate às facções criminosas.
Leia mais sobre: Segurança Pública de Goiás / Notícias do Estado