22 de dezembro de 2024
Eleições da Argentina

Às vésperas do segundo turno, pesquisa da Argentina mostra Javier Milei à frente; confira

Os dados foram divulgados pelo Observatorio de Encuestas
Sergio Massa, candidato do atual presidente, Alberto Fernández, e o conservador Javier Milei. (Fotos: reprodução)
Sergio Massa, candidato do atual presidente, Alberto Fernández, e o conservador Javier Milei. (Fotos: reprodução)

Faltando 12 dias paras o segundo turno das eleições da Argentina, Sergio Massa, candidato do governo que foi o preferido no primeiro turno tem perdido forças nas pesquisas contra Javier Milei, com quem vai disputar a presidência no dia 19 de novembro. Conforme novos dados divulgados pelo Observatorio de Encuestas, que compila as pesquisas de intenção de voto mais recentes, apesar da diferença das médias entre os candidatos ter caído para 0,3 ponto percentual, Milei Aparece na frente.

O levantamento mais recente realizado pela CB Consultoria e divulgado no último domingo (5) mostra Javier Milei com 46,3% dos votos totais, enquanto Sergio Massa tem 43,1%. Dos votos válidos, Milei fica com 51,8% contra 48,2% de Massa, atual ministro da Economia. Porém, como a margem de erro é de dois pontos percentuais, os dois estão em empate técnico. Brancos e nulos são 4,9% e indecisos, 5,7%.Nos votos válidos, Milei tem 51,8% e Massa, 48,2%.

Mesmo assim, comparado a pesquisa passada da CB, Milei cresceu quase cinco pontos e Massa, menos de três. A primeira pesquisa foi realizada nos dois dias após o primeiro turno, 23 e 24 de outubro.

Vale lembrar, ainda, que o primeiro turno das eleições da Argentina garantiram a Sergio Massa a soma de mais de 36% dos votos válidos nas urnas, contra pouco mais de 30% de Javier Milei, que também aparecia à frente nas pesquisas anteriormente. Patricia Bullrich, a terceira mais votada e que conseguiu 24% dos votos ficou de fora da disputa, mas divulgou apoio a Milei.


Leia mais sobre: / Mundo