23 de novembro de 2024
Destaque 2

Segundo dia do Enem tem abstenção de 55,3%

Abstenção recorde. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.
Abstenção recorde. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

Os estudantes fizeram a 2ª etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (24/1) em todo o Brasil. No primeiro dia de prova, domingo passado, quase 52% faltaram, em todo o país a abstenção foi recorde neste ano. A pandemia seria a principal causa desses números.

A prova do Enem é uma oportunidade que os os estudantes têm de entrar no ensino superior em todo o país. Contudo este ano foi atípico — devido à pandemia da covid-19 — e muitos estudantes tiveram de abrir mão de tentar uma vaga na universidade para se proteger do vírus que já matou mais de 217 mil pessoas somente no Brasil.

Neste domingo, segundo o Instituto Nacional de Estudos Educacionais (Inep), a abstenção chegou a 55,3%, ainda maior que os 51,5% da semana passada — primeiro dia da prova.

Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, este índice de abstenção de 55,3% foi superior ao que ele esperava.

“Foi mais do que a gente estava esperando, mas eu gosto de olhar o copo meio cheio. Então 2,5 milhões de pessoas conseguiram fazer o Enem neste ambiente de pandemia. Outros países não fizeram”, disse Lopes em coletiva de imprensa após o exame.


Leia mais sobre: Destaque 2 / Política