08 de janeiro de 2025
Destaque • atualizado em 17/10/2020 às 15:38

Segunda rodada da pesquisa Serpes: Vanderlan, 26,3%; Maguito 16,3; Accorsi, 12,5%

Segunda rodada da Pesquisa Serpes em Goiânia mostra liderança de Vanderlan com Maguito e Adriana na segunda e terceira posição
Segunda rodada da Pesquisa Serpes em Goiânia mostra liderança de Vanderlan com Maguito e Adriana na segunda e terceira posição


O senador da República e candidato à prefeito de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD) abriu vantagem em relação aos outros concorrentes ao Paço Municipal, segundo pesquisa Serpes/O Popular publicada nesta sexta-feira (16/10) na versão online do jornal. O emedebista Maguito Vilela também conseguiu alguns aumentar seu eleitorado, mas segue na segunda posição com a petista Adriana Accorsi pouco atrás perdendo em 1% as intenções de voto, se comparado com a pesquisa anterior.

Realizada entre os dias 13 e 15 de outubro a pesquisa entrevistou 601 eleitores e a margem de confiança é de 95%. Na pesquisa estimulada, quando o nome do candidato aparece na cartela, o senador Vanderlan Cardoso subiu 4 pontos percentuais em relação a primeira pesquisa e agora tem 26,3% de intenção de voto. Maguito Vilela também teve aumento de 4,3% de crescimento eleitoral. O candidato do MDB agora tem 17,3% do eleitorado na capital. Nas três primeiras posições quem caiu na intenção de voto foi a petista, delegada Adriana Accorsi, que viu tinha 13,3% da confiança do eleitor na primeira rodada e agora passa a ter 12,5% da intenção de voto.

Os demais candidatos não chegam a 5% de intenção de voto. Alysson Lima, do Solidariedade, 4%, Elias Vaz (PSB), 3,8%, Major Araújo, 2,5%, Antônio Neto (PCB), 1,7%. Gustavo Gayer (DC) e Virmondes Cruvinel (Cidadania) aparecem com 1,3%. Manu Jacob (PSOL), 0,7%, Samuel Almeida (Pros), Talles Barreto (PSDB), Cristiano Cunha (PV) e Fábio Jr (UP), 0,3% e Vinicius Gomes fecha a lista com 0,2%. Foi a primeira pesquisa Serpes divulgada após os candidatos começarem a fazer suas campanhas em rádio e TV.

11% dos entrevistados anulariam o voto, enquanto 16% ainda não decidiu. 

Pesquisa espontânea: Vanderlan, 20%; Vilela, 13,5% e Accorsi, 8,3%

O cenário não muda muito quando a pesquisa não mostra os nomes na cartela e pede para que os eleitores de forma espontânea digam em quem irão votar. Vanderlan Cardoso continua na primeira posição com 20%, enquanto Maguito tem 13,5% e Accorsi, 8,3%. 

Elias Vaz aparece na quarta posição com 3,3% de intenção de voto com Alysson Lima, na quinta, 2,8%. Antônio Vieira, do PCB, 1,5% e Virmondes Cruvinel, 1,0%. Os demais candidatos tem todos menos de 1,0% de intenção de voto. Nesta formula de pesquisa, a Dra. Cristina que trava uma briga por sua candidatura com o PL, aparece com 0,3% das intenções de voto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº GO-03304/2020

O senador da República e candidato à prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso lidera as intenções de voto no primeiro turno e segundo pesquisa Serpes/O Popular publicada neste sábado (17/10) levaria a vitória no segundo turno. O Instituto o colocou em dois cenários. Em uma terceira cena, Maguito Vilela (MDB) venceria à candidata do PT, Delegada Adriana Accorsi (PT).

Nos dois primeiros cenários, Cardoso venceria tanto Maguito como Adriana. AS respostas estimuladas com cargela apontaram que o candidato do PSD venceria com 43,1% dos votos o ex-governador do Estado que ficaria com 29%. 

A vantagem aumenta um pouco se o senador fosse para o segundo turno com a deputada estadual. 48,4% dos votos contra 26% da delegada.

No terceiro cenário em que simula um segundo turno entre Maguito Vilela e Adriana Accorsi o que se veria é a vitória do candidato emedebista: 38,6% contra 31,4%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº GO-03304/2020


Leia mais sobre: / / / / Destaque / Política