23 de dezembro de 2024
Cidades

Segov promove eventos para incentivar a criação de Conselhos Municipais de Juventude

Por meio da Superintendência da Juventude (Sujuv), a Secretaria de Estado de Governo (Segov) promove o VII Encontro Estadual de Formação de Conselhos Municipais de Juventude e o 1º Encontro de Gestores Municipais da Juventude, nesta sexta-feira (24). Os eventos serão realizados no auditório do gabinete militar, localizado no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, às 14h.

Será ministrada a palestra “Políticas de Gestão no Âmbito da Juventude” pelo superintendente da Juventude, Leonardo Felipe. O presidente do Conselho Estadual da Juventude (Conjuve), Eduardo Oliveira, fará o esclarecimento de como funciona a o Conjuve, e a Aava Santiago, integrante da equipe do Conselho, também explicará o que é o Índice de Vulnerabilidade Juvenil em Goiás.

O Encontro de Gestores Municipais da Juventude tem como objetivo promover a troca de informações entre os municípios para estimular a criatividade e a elaboração de políticas voltadas para cada realidade, garantindo amplos canais de comunicação referentes à saúde, educação, cultura e esporte e assistência social e juventude.

Já o Índice de Vulnerabilidade Juvenil é a medida usada para avaliar as condições de vida dos jovens e como eles chegam à idade adulta. Em Goiás, o responsável por fazer esse estudo é o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). São analisados sete critérios: não incidência de gravidez entre adolescentes de 12 a 18 anos; renda; nível de instrução; taxa de frequência escolar; inserção no mercado de trabalho; atividade de estudo ou trabalho; violência sofrida.

A criação dos Conselhos Municipas de Juventude em todos os municípios goianos é incentivada para promover a participação de jovens na elaboração de políticas públicas. Primeiro é necessário dialogar com a sociedade para depois apresentar as propostas para o decreto ou lei que regulamentará a criação do Conselho.


Leia mais sobre: Cidades