Na noite desta quarta-feira (09), as ações da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) nas áreas de tecnologia e inovação ganharam novamente destaque nacional com a premiação da plataforma Cidadão Participativo – Mapa Cidadão, durante o 14º Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov).
A plataforma foi desenvolvida pela Superintendência de Acompanhamento dos Programas Institucionais, sob o comando de Ralph Waldo Rangel. Representando a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, Ralph recebeu o prêmio da categoria e-Governo. Outra iniciativa do Governo de Goiás também foi reconhecida: o programa FIS (Fiscalização Inteligente Seletiva), da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).
Segundo Ralph Rangel, Goiás foi o único Estado brasileiro a ganhar o prêmio em duas categorias: e-serviços (Cidadão Participativo) e e-administração (FIS).
No total foram inscritos 147 projetos, de vários estados brasileiros, sendo que, ao final, foram premiados 14. A seleção dos trabalhos finalistas ficou a cargo da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Instituto de Administração (FIA), vinculada à USP.
A cerimônia de premiação aconteceu durante a abertura do 44º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop), que está sendo realizado de 9 a 11 de novembro no Centro de Convenções do Amazonas, em Manaus.
Ralph Rangel explica que o seminário é considerado o principal fórum brasileiro de tecnologia para o setor público e reúne especialistas em Tecnologia da Informação (TI) e líderes das três esferas do governo para debaterem o papel da tecnologia nos serviços prestados aos cidadãos.
Categorias
O superintendente destaca que a premiação, em duas categorias distintas, reforça ainda mais a marca de Goiás como um Estado inovador. Ralph destaca que a plataforma Cidadão Participativo – Mapa Cidadão (http://cidadao.seduce.go.gov.br), integra as outras ações do Inova Goiás, programa do governo estadual que direciona investimentos para as áreas de tecnologia e inovação.
Implantada no dia 1º de outubro de 2016, a plataforma oferece uma ampla gama de serviços em tempo real aos cidadãos nas áreas de educação, cultura e esporte. “Essa iniciativa da Seduce e do Governo de Goiás surgiu com o intuito de atender a necessidade da população em relação ao acesso às informações relacionadas às instituições de ensino tanto públicas quanto particulares, além dos pontos culturais e esportivos de todo o Estado. Também permite a cada cidadão interagir com os mesmos de forma simplificada e direta”, acrescenta Ralph.
Educação
Na área da Educação, o programa mostra a localização de todas as escolas do Estado de Goiás, que são identificadas por cores (padrão, militar, privadas e conveniadas), além de prédios em construção ou reforma. Com apenas um clique, cada escola aponta número de alunos, professores e servidores administrativos, modalidades de ensino ofertadas, turnos de funcionamento, nota obtida no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), quantidade de vagas ofertadas e disponíveis, repasse de recursos, entre outros. Também possibilita o contato direto do cidadão com a Ouvidoria do Estado, onde é possível deixar elogios, sugestões, denúncias, reclamações ou solicitações.
Cultura e Esporte
Na Cultura e no Esporte, da mesma forma, citando – em detalhes – todos os espaços culturais e esportivos em Goiânia e interior do Estado. Na cultura, um dos destaques é o Passeio Virtual, que pode ser feito por cada um dos museus de Goiás por meio de um tour 360, que traz detalhes sobre o espaço, suas obras de arte e bens históricos.
Prêmio
O Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov) é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O objetivo da iniciativa é reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como forma de modernizar a gestão pública em benefício dos cidadãos.
Para conferir todas as ações premiadas, acesse o link http://www.secop.org.br/finalistas-premio-e-gov/
Leia Mais:
- Raquel Teixeira debate gestão compartilhada
- Goiânia possui 15 espaços culturais administrados pelo Governo Estadual
- Programação especial em museus ajuda a contar história de Goiânia
Leia mais sobre: Cidades