14 de agosto de 2024
Educação

Seduce empossa coordenadores regionais e detalha prioridades da educação estadual

Seduce empossa coordenadores regionais e detalha prioridades da educação estadual - Foto: Jornal Hora Extra
Seduce empossa coordenadores regionais e detalha prioridades da educação estadual - Foto: Jornal Hora Extra

A Secretaria de Estado da Educação (Seduce) realizou nesta segunda-feira (18), o Encontro dos Coordenadores Regionais da Educação (CREs), além de integrantes das equipes administrativa (DNAs) e pedagógica (DNPs) de cada CRE. Durante o encontro, a equipe de superintendentes da Seduce apresentou a cada um os resultados da rede, a fim de traçar estratégias e metas para a Educação no ano de 2019.

O encontro contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado e dos secretários do governo estadual. A secretária da Educação, Fátima Gavioli, ressalta que “é um momento de conhecimento e de intenso debate sobre a educação”. Com isso, será possível destacar ações para a educação estadual em relação à Prova Brasil, marcada para este ano.

O governador destacou a relevância desse encontro para a educação no Estado. “A importância desse evento de posse á 40 coordenadores, e em segundo lugar repassar a eles o sentimento cada vez maior de trabalhar em sintonia com o ensino municipal. Nós temos que acabar com essa tese de que existe ensino ligado somente a prefeitura ou somente ao Estado. Temos que ter a educação como sendo fator único, o Estado podendo ajudar no município e município ajudando o Estado, é assim que se educa”.

Os 40 novos coordenadores empossados pelo governador, ainda passaram mais dois dias em Goiânia para conhecer a estrutura da secretaria e também participar ativamente das definições das estratégias educacionais para o ano letivo. “No nosso governo foi a primeira vez que nós fizemos a nomeação de professores nos últimos anos, mas todos sabem do momento delicado que passa o Estado, mas me esforçarei com a nossa secretária que está cada vez mais economizando no sentindo de trazer mais investimento. Entregamos 68 ônibus, agora nós vamos entregar mais de 13 mil conjuntos de cadeiras escolares para todo o Estado. Esse é trabalho que estamos fazendo, criar um sentimento de amor. É esse envolvimento de resgatar as crianças e poder dar ao jovem essa capacidade de competitividade”, completa Caiado.

União

Na semana passada o governador comandou uma reunião com todos os superintendentes da educação estadual e com uma rede colaborativa de parceiros que apresentaram possibilidade de incremento de ações para melhorar os índices educacionais. Fátima Gavioli afirmou que os principais desafios na região são a evasão escolar e a defasagem no Ensino Fundamental II e Médio, além do atendimento à Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas comunidades rurais e quilombolas.

Outro desafio lançado aos parceiros da educação goiana foi traçar estratégias para evitar a queda nos índices de aprendizagem detectada nas avaliações de 2018 do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego). A boa notícia dada por Fátima Gavioli é a integração à equipe da Seduce de dois consultores de excelência na área de educação pública. São eles Alexandre Schneider e Mendonça Filho, cedidos pela Fundação Lemann.


Leia mais sobre: / / Educação

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários