O Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida foi ocupado na manhã deste sábado (17) por aproximadamente 40 estudantes secundaristas. A escola, localizada na Rua 3 com a 23, no Cento de Goiânia, abriga atualmente o Conselho Estadual de Educação (CEE). Os manifestantes pedem a reabertura do colégio, fechado desde agosto de 2014. Cerca de 60 pessoas estavam de fora da unidade de Educação.
Segundo informações dos estudantes, a Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) entrou no prédio por volta das 10h30. De acordo com eles, os policiais utilizaram spray de pimenta e ameaçaram retirar os estudantes que estavam dentro do prédio com uso da força. No entanto, a assessoria de imprensa da PM informou que as tropas estão no local observando e garantindo a segurança do movimento.
Em nota, os secundaristas informaram que a ocupação tem como objetivo chamar a atenção de toda comunidade contra a implantação das Organizações Sociais (OSs) na Educação. Os estudantes também reivindicam a reabertura do colégio, que, segundo eles, foi abandonado pelo governo estadual.
Ocupações
Em dezembro de 2015, os alunos secundaristas chegaram a ocupar 27 escolas estaduais de Goiânia e outras cinco no interior. Já no início deste ano, eles chegaram a ocupar a sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduce), também mobilizados contra a implantação das OSs.
Leia mais sobre: Cidades