O prefeito eleito, Sandro Mabel (UB), anunciou nesta segunda-feira (30), os nomes dos novos secretários de sua gestão na Prefeitura de Goiânia indicados por partidos políticos aliados. Até então, Mabel já tinha apresentado 17 titulares, e nesta tarde, revelou mais 11 lideranças.
As pastas cujas chefias foram reveladas nesta segunda (30) são: Guarda Civil Municipal; Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Imas; Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Goiânia (GoiâniaPrev); Procon Goiânia; Secretaria Municipal de Esportes; Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh); da Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias; Secretaria Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria de Comunicação (Secom).
Nomes anunciados
Na Guarda Civil Municipal, Mabel anunciou o comandante Gustavo Toledo da Silva Lima e como subcomandante, Washington Moreira dos Santos. “Nós temos aqui o nosso comandante Toledo, que vai ser o comandante da Guarda Municipal, e o comandante Washington, que vai ser subcomandante. Nós pegamos dois comandantes que têm a visão operacional da cidade, conhecem a cidade, como funciona”, destacou Mabel.
Como novo titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, foi confirmado o Coronel Luis Alberto Bites, que possui anos de experiência no futebol como ex-árbitro da CBF. “É uma pessoa com muita experiência no esporte. Nós queremos retomar algumas praças de esporte aqui em Goiânia”, argumentou o prefeito eleito ao anunciar.
Na chefia da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Negócios, estará o vereador Lucas Kitão (UB). De acordo com Mabel, é o único vereador eleito trazido para a equipe de secretariado. “É jovem, vai para uma secretaria jovem, diferente, que é de gestão e negócios municipais”, justificou a escolha.
No Procon Goiânia, que com a reforma administrativa deixa de ser uma autarquia, mas continua sendo uma pasta importante para a cidade, o escolhido foi Mizair Lemes. “Mizair já ocupou várias secretarias em outros governos. Vem nos ajudar no Procon, que não é mais uma superintendência, na verdade, não é mais uma autarquia, mas nós queremos que o seu trabalho lá no Procon, que é importante”, detalhou Mabel.
Na chefia do Imas, estará Paulo da Farmácia, que conforme Mabel, vem de uma indicação de alianças partidárias. “O Paulo Henrique já esteve no Imas. Ele vem de uma indicação também de um grupo de partidos políticos que foram indicados”, revelou Sandro.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços será gerida por Diogo Franco, irmão do vereador Igor Franco (MDB), e indicado pelo Fórum Empresarial e também pela bancada do PMDB. “O Diogo é um moço inteligente, é irmão do vereador Igor Franco, mas ele está vindo pela capacidade, e quando ele atendeu a Sedec, que ele esteve lá como secretário, e o Fórum Empresarial bancou a indicação dele e o PMDB também”, pontuou o prefeito eleito.
A Seplanh será chefiada por Ana Carolina Almeida, esposa do ex-deputado Samuel Almeida, recomendada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD). “Ela já foi secretária da Mulher do Governo Iris Rezende, é uma moça que eu conheço pela retidão, pelo trabalho, pela disposição de trabalhar, ela vai para a Secretaria do Planejamento, então nós estamos colocando toda uma diretoria técnica também junto com ela”, declarou Mabel.
O GoiâniaPrev terá como titular Carolina Alves, irmã do vereador Henrique Alves (MDB). “GoiâniaPrev é um lugar que tem uma situação complexa, apesar de aparentemente ter dinheiro, mas o nosso cálculo patrimonial dele não é favorável”, revelou o futuro prefeito ao anunciar a nova chefia.
Para a Semad, Mabel escolheu Celso Dellalibera, com ampla experiência como Diretor Executivo e das áreas Administrativa, Financeira e de Gestão de Negócios e ex-titular da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG).
Na Secretaria Municipal de Comunicação, o anunciado foi Djan Hennemann, que possui mais de 20 anos de experiência em marketing político e campanhas. Hennemann atuou em várias campanhas eleitorais e é oriundo da área privada. Também colaborou com a campanha de Leandro Vilela em Aparecida de Goiânia.
Equipe completa
Os 11 anunciados nesta segunda-feira (30) se juntam aos 17 nomes já apresentados: Erizânia Freitas para a Secretaria Municipal de Política Para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos; Zilma Percussor Campos Peixoto para a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e Uugton Batista para a Secretaria de Cultura.
Também fazem parte da equipe: Gabriela Machado Tejota para chefe da Casa Civil Municipal; Juliano Gomes Bezerra na Controladoria Geral do Município; Thiago Ferreira como chefe de gabinete e Sabrina Garcez na Secretária de Governo. Também foram anunciados Fábio Christino para a Secretaria de Ciência e Tecnologia; Vanderlei Toledo Júnior – Secretaria de Articulação Institucional e Captação; Juliano Santana para a Secretaria de Captação Fundiária e Tarcísio Abreu – Secretaria de Engenharia de Trânsito (anteriormente denominada SMM).
Wandir Allan de Oliveira foi o nome escolhido para a Procuradoria-Geral do Município (PGM); Giselle Faria como titular da Secretaria Municipal de Educação (SME); Francisco Elísio Lacerda para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra); Valdivino de Oliveira para Secretaria Municipal de Finanças e Luiz Gaspar Pellizzer para a Saúde. A Comurg será administrada pelo Coronel Cleber Aparecido dos Santos.
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / Sandro Mabel / Secretariado de Mabel / Política