07 de agosto de 2024
Destaque

Secretário de Segurança Pública reclama de fake news sobre serial killer: “É um problema”

(Foto: Rodney Miranda participa das buscas pelo serial killer/Foto: SSPGO)
(Foto: Rodney Miranda participa das buscas pelo serial killer/Foto: SSPGO)

A força-tarefa destinada à captura de Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos, segue nesta quinta-feira (17/06), na região de Cocalzinho de Goiás. Mais de 200 policiais estão envolvidos, 24 horas por dia, na operação comandada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO).  Em entrevista coletiva concedida na tarde de hoje (17) o chefe da pasta, Rodney Miranda, reclamou  das constantes fake news em torno do assunto. 

Segundo o titular da SSP-GO, essas situações têm provocado, muitas vezes, interferências na operação. “É um problema sim. Não só essa fake news [de que Lázaro estaria em um cemitério], como outra de que ele já havia sido baleado, que já estava morto. Tudo isso atrapalha, porque não só a nossa Inteligência, como as unidades de operação, tem que checar. Às vezes a gente deixa de atender mais rapidamente uma informação procedente, para atender uma que não tem relevância”, ressaltou. 

O secretário anunciou o reforço da força-tarefa, que deve contar agora com 20 policiais da Força Nacional de Segurança Pública. Os militares devem chegar ainda nesta quinta-feira, ao posto de comando da operação, instalado no Distrito de Girassol. “O Ministro Anderson Torres me ligou ontem oferecendo 20 policiais da Força Nacional, que estão chegando para ajudar. Estamos robustecendo cada vez mais a nossa ação. Logicamente que toda ajuda profissional é bem vinda”, disse. 

Buscas

Rodney Miranda explicou que as equipes receberam duas novas informações nas últimas horas, que estão sendo analisadas. “Duas pessoas avistaram ele. Já estivemos nos dois locais e as informações são muito boas. A nossa inteligência está fazendo outros filtros pra ver se realmente confere. Mas, independente disso, nossa equipe de operação está toda na rua, literalmente caçando esse sujeito. Vamos ver se a gente tem sucesso em encontrar esse indivíduo e tirar ele daqui”, pontuou. 

O titular da Segurança Pública de Goiás destacou o importante papel da tecnologia, que tem sido aliada das forças policiais durante as buscas. “Nós estamos utilizando os drones para tentar visualizar algum movimento dele. A gente tem informação que ele se movimenta à noite. Então esses drones podem captar em algum ponto aberto dessa mata, que é muito difícil de visualizar, até de helicóptero”, afirmou. 

De acordo com o secretário, as equipes de Inteligência identificaram um padrão, na atuação do suspeito, que está sendo analisado. “Temos informações de que esse modus operandi [forma de atuação] dele já se repetiu alguns anos atrás na Bahia e ele ficou 15 dias no meio do mato, sem comida e sem água”, disse. “Nós estamos acreditando que ele está mantendo o padrão, mas está cada dia mais desgastado e cometendo erros, e é nesses erros que nós vamos pegar ele”, completou. 

Rodney Miranda voltou a dizer que o foco da força-tarefa é impedir que o suspeito, considerado de alta periculosidade, faça novas vítimas. “Ele não vai se entregar, conhece a região como ninguém, principalmente as grotas, e tem um poder de mobilidade muito grande. Nós estamos lidando com um psicopata, uma pessoa que, se puder, vai ter reféns e vai matar. Então a nossa intenção é não deixar ele fazer mais vítimas”, enfatizou. 

O chefe da SSP-GO elogiou o empenho das equipes, que têm demonstrado verdadeiro exemplo de dedicação. “Todo mundo motivado, aguerrido. Já tentei fazer algumas substituições, para dar uma descansada na equipe, mas todos se recusam a ir. Querem ficar aqui até o desfecho”, declarou. O secretário também aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Prefeitura de Cocalzinho e da população. “A comunidade tem trazido alimento, água, carinho, conforto e oração. Isso nos torna ainda mais fortes nessa luta”, concluiu.


Leia mais sobre: Cidades / Destaque

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários