O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, entregou à Polícia Militar de Goiás, veículos, armamentos e munições, entre outros equipamentos. Todo o aparato é oriundo da Força Nacional, por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
São 12 caminhonetes modelo Chevrolet S-10 e Mitsubishi L-200, completas, traçadas e com câmbio automático, 365 coletes femininos à prova de bala, 12 carabinas MD 97 calibre 556 e 4 espingardas Gauge calibre 12, além de diversas munições para treinamento e para o uso em serviço, totalizando aproximadamente R$ 1,7 milhão.
José Eliton também anunciou a chegada de materiais químicos e de munições adquiridas com recursos do governo do Estado, atingindo o montante de aproximadamente R$ 3,9 milhões em investimentos. Tudo destinado ao aparelhamento das forças policiais do Estado. Segundo o vice-governador e secretário José Eliton, a entrega desses veículos, armamentos, munições e equipamentos é uma contrapartida da Força Nacional às forças policiais goianas à atuação em colaboração com o governo federal para policiar as Olimpíadas, para que tudo transcorra com segurança.
Do total de caminhonetes repassadas à Polícia Militar, três serão para o Batalhão de Operações Especiais (Bope); uma para o Grupo de Radiopatrulha Aérea (GRAer); cinco para o Comando de Operações de Divisas (COD) – para as bases de Goiânia, Piranhas, Porangatu, Uruaçu e Posse -; uma para o Grupo de Patrulhamento Tático do 27º Batalhão de Senador Canedo; uma para a 2ª Companhia Independente, Grupo de Patrulhamento Tático do Jardim Ingá, em Luziânia; e uma para o município de Rio Verde.
Os 365 coletes antibalísticos femininos com bojo serão distribuídos às policiais militares do 1º Comando Regional da PM em Goiânia, do 2º Comando Regional de Aparecida de Goiânia, ao 3º Comando Regional de Anápolis, ao 5º Comando Regional de Luziânia e ao 17º Comando Regional de Águas Lindas. Também serão entregues a diversas unidades da Polícia Militar 12 carabinas MD 97, calibre 556, 4 espingardas calibre 12, além de 32 sacos para dormir, 20 redes de dormir do tipo selva, 20 kits para refeição e 20 luvas táticas. O vice-governador e secretário José Eliton ressaltou, ainda, que a Polícia Militar contará com vans para policiamento comunitário a ser realizado em parques e feiras livres da capital.
Leia mais sobre: Cidades