15 de setembro de 2024
Cidades

Secretário afirma que sem consenso não haverá Operação Consorciada no Jardim Botânico

Foto: Wikipedia
Foto: Wikipedia

Será realizada nesta terça-feira (12), uma audiência pública na Associação dos Moradores do Setor Pedro Ludovico para discutir à Operação Urbana Consorciada (OUC) Jardim Botânico. O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Sebastião Ferreira Leite, o Juruna, é de que o projeto só será encaminhado à Câmara Municipal se houver consenso.

Para que o projeto seja implantado, o secretário afirmou que há necessidade de uma série de mudanças, inclusive no Plano Diretor.

Tudo indica que o projeto não deverá ser concretizado no restante do mandato do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT).

“O Macambira Anicuns vem desde a época do ex-prefeito Pedro Wilson e agora o prefeito Paulo Garcia vem construindo. E está ficando uma bela obra. Vamos procurar recursos em Parceria Público Privada para efetivar a possibilidade. Por enquanto é só uma possibilidade. Não há nada de efetivo. Se as pessoas são contrárias, não há porque investirmos numa situação desta natureza”, explicou.

O secretário destacou que o projeto só será encaminhado à Câmara Municipal se houver consenso ao final das sete audiências públicas para debater o tema. Além do debate que será promovido nesta terça, ainda haverá outros quatro.

Juruna afirmou que a Prefeitura de Goiânia tenta a viabilização de uma PPP (Parceria Público Privada) para concretização do projeto.

“A nossa busca é procurar recursos com uma parceria entre público e privada para efetivar essa possibilidade. Mas é apenas uma possibilidade. Não há nada efetivo. Se as pessoas são contrárias não há por que insistirmos numa situação dessa natureza. Tenho uma determinação do prefeito: se não tiver consenso, não tem projeto de lei.”

O assunto constantemente é debatido na Câmara Municipal de Goiânia. Alguns parlamentares reclamam do projeto. O temor é de que famílias sejam prejudicadas. O secretário argumenta que não.

“Nós não queremos fazer nada de afogadilho. O que nós vamos fazer vai ser pelo consenso da cooperação. Se não for isto, não tem nenhum sentido em fazer uma consulta desta natureza. O que temos assegurado é que não tem nenhuma família de pobre que vai sair por conta da Operação para um lugar distante”, afirmou.

Além de poder participar de audiências públicas, no portal da prefeitura, cidadãos poderão conhecer e opinar sobre o projeto de requalificação urbana e ambiental da região do entorno do Jardim Botânico.

Datas das próximas audiências públicas

12/4 – (terça-feira) – Associação de Moradores do Setor Pedro Pedro Ludovico

14/4 – (quinta-feira) – Paróquia Cristo Redentor

19/4 – (terça-feira) – Instituto Comunidade Pró-Logística Urbana

26/4 – (terça-feira) – Igreja Fonte da Vida

28/4 (quinta-feira) – Colégio Estadual Dom Abel (Rua 1041 s/n Setor Pedro Ludovico)


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários