A secretária Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, Vânia Cristina Rodrigues, e o médico obstetra Jamal Yusuf vão conceder entrevista coletiva nesta terça-feira (1º), às 14h, para falar sobre o primeiro caso de Zika vírus em uma gestante do município. A coletiva será realizada na Maternidade Marlene Teixeira, localizada na Vila Brasília.
De acordo com a administração municipal, o objetivo é esclarecer as dúvidas em relação ao caso confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde, de forma técnica e transparente, e reforçar a necessidade de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus.
Segundo a SMS, o caso de Zika na gestante foi confirmado após realização de exames feitos pelo Laboratório de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO) e pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), situado no Pará.
Classificada como gestação de alto risco, a paciente terá acompanhamento com o médico obstetra. Além disso, a Secretaria informou que até o momento não há registro de casos de microcefalia em Aparecida.
“A gestação da paciente com Zika é considerada de alto risco por conta do surto de microcefalia no país. Entretanto, não é possível afirmar ainda se o bebê terá, ou não, a má formação no cérebro. A paciente, que está no quinto mês de gestação, será acompanhada periodicamente para monitorar o desenvolvimento do cérebro da criança”, informou a SMS por meio de nota.
Leia mais sobre: Cidades