22 de dezembro de 2024
MODERNIZAÇÃO

Secretaria de Mobilidade implantará 58 sensores de vídeo detecção em Goiânia

Ação para instalar os sensores de vídeo detecção começará pela Avenida Deputado Jamel Cecílio, no Jardim Goiás
Implantações farão com que os tempos semafóricos se adaptem à necessidade de fluidez das vias. (Foto: Secretaria de Mobilidade)
Implantações farão com que os tempos semafóricos se adaptem à necessidade de fluidez das vias. (Foto: Secretaria de Mobilidade)

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), vai implantar 58 sensores de vídeo detecção na capital. O trabalho já começou internamente e, após essa etapa, os equipamentos vão compor o parque semafórico de Goiânia, iniciando pela Avenida Deputado Jamel Cecílio, no Jardim Goiás.

Segundo a prefeitura, a avenida foi escolhida devido ao alto número de veículos e o maior número de cruzamentos semaforizados, além de ser uma importante via de escoamento para uma região de condomínios, rota de saída para a GO-020, BR-153 e por ser um ponto de acesso a polos geradores de tráfego.

Segundo o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia, os sensores são chamados de semáforos inteligentes e a instalação será o primeiro passo para a modernização do parque semafórico. Além disso, o secretário diz que as implantações farão com que os tempos semafóricos se adaptem à necessidade de fluidez das vias.

“Os detectores identificam a presença de veículos, quantidade e tempo entre eles, informações necessárias para determinar o tempo de verde ou vermelho para aquele momento. Envia então um comando para o controlador de tráfego que aumenta ou diminui o tempo semafórico com intuito de manter a fluidez do trânsito de maneira totalmente autônoma”, explica.

De acordo com Torrubia, a ação irá respeitar os tempos de segurança e sincronia com os demais semáforos, garantindo a fluidez e menor tempo nos deslocamentos. Goiânia possui uma das maiores frotas com 80 veículos a cada 100 habitantes, havendo frota ativa de 1.104.804, conforme os últimos dados.

“A gestão tem trabalhado em diversos projetos para 2024, todos no sentido de destravar a cidade. Não é uma tarefa fácil, e muitas vezes o condutor, no primeiro momento, não entende que aquela intervenção é realizada para destravar o trânsito e gerar economia de tempo, mas enfrentamos o desafio. Um exemplo de sucesso é a Segunda Radial com a Emílio Póvoa, onde recebemos feedback positivo porque conseguimos criar um grande corredor e hoje o condutor tem economia de tempo e fluidez”, diz.


Leia mais sobre: / / / Cidades