Após a secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, ter admitido problemas na merenda escolar e ter anunciado medidas para tentar resolver a questão. A Secretaria Municipal de Educação e Esporte concluiu nesta sexta-feira (4), o depósito do repasse de R$ 2 milhões para as contas dos conselhos escolares das instituições educacionais para a compra direta de alimentos e que, na próxima terça-feira (8) até o final do dia, o fornecimento da merenda escolar para os alunos da rede municipal estará normalizado.
De acordo com a secretaria, o valor repassado para as unidades educacionais garante a alimentação para os próximos dois meses.
Foi informada ainda a realização de uma força tarefa para orientar todos os diretores de instituições e apoios técnico-pedagógicos sobre como serão os procedimentos para aplicação da verba que será destinada dentro do Programa de Autonomia Financeira das Instituições Educacionais (Pafie).
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a prestação de contas será feita até o final do mês de outubro e as instituições deverão seguir o cardápio elaborado pela equipe de nutrição do órgão.
A secretaria argumentou ainda que após as alterações nos procedimentos para aquisição de merenda escolar, definidas pela Portaria SME nº 61, de 03 de julho de 2015, ficou estabelecida a necessidade de prévia auditagem para liberação de pagamentos de fornecedores de alimentos. A medida visa dar mais transparência.
Leia mais sobre: Cidades