05 de dezembro de 2025
Reconhecimento

Sebrae Goiás premia jornalistas que dão voz ao empreendedorismo e à transformação social

Prêmio bate recorde com 139 trabalhos inscritos e reconhece jornalistas que inspiram por meio de histórias empreendedoras
Jornalistas premiados agora concorrem em etapas regionais e nacionais do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Foto: Divulgação.
Jornalistas premiados agora concorrem em etapas regionais e nacionais do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Foto: Divulgação.

Em uma noite de celebração e reconhecimento, o Sebrae Goiás realizou, nesta quinta-feira (18), a cerimônia da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Estadual. O evento reuniu mais de 200 convidados no auditório da instituição e destacou o papel da imprensa goiana na valorização do empreendedorismo ao narrar histórias que inspiram e transformam realidades.

O prêmio estadual bateu recorde de participação: 139 trabalhos inscritos, um crescimento de 114% em relação à edição anterior. As reportagens inscritas exploraram temas diversos, como o fortalecimento de comunidades quilombolas, a inclusão produtiva em regiões periféricas e inovações que impactam pequenos negócios.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, a premiação é uma forma de reconhecer a contribuição da imprensa. “Ela tem um papel muito importante no dia a dia, que é mostrar para os goianos o que o Sebrae faz e as transformações na vida dos empreendedores de pequenos negócios”, afirmou.

Na abertura da cerimônia, o gerente da Unidade de Comunicação, Marketing e Eventos (UCME), Ivan Lucas, reforçou o impacto da cobertura jornalística. “Depois do morro sempre tem pessoas, sempre tem gente, e a nossa comunicação precisa contar a história dessas pessoas. É isso que vocês fazem: promovem pautas positivas e reforçam o papel transformador da informação na construção de uma cultura empreendedora”, destacou.

Além de jornalistas e equipes premiadas, o evento contou com a presença de lideranças empresariais e políticas, como o vice-presidente do CDE e presidente da Fieg, André Luiz Baptista Lins Rocha, os conselheiros Marco César Chaul e Geovar Pereira, além da Diretoria Executiva do Sebrae Goiás: Antônio Carlos de Souza Lima Neto (diretor superintendente), Marcelo Lessa Medeiros Bezerra (diretor técnico) e João Carlos Gouveia (diretor administrativo e financeiro).

Os jurados da etapa estadual foram Cléber Chagas (Sebrae Goiás), Adriana Moraes (Unifasam) e Lídia Borges (Sistema OCB/Sescoop). Eles também foram homenageados com produtos do Projeto Goiás Original, iniciativa do Sebrae que valoriza itens regionais, conectando tradição e identidade ao empreendedorismo local.

A premiação total foi de R$ 36 mil, além de certificados e troféus. Os primeiros colocados em cada categoria passam a concorrer na etapa regional e, posteriormente, na nacional.

Premiados

Categoria Vídeo
1º lugar: TV Anhanguera – “Empreendedorismo Social: modelo de negócio garante lucro de empresas e ajuda comunidades” (João Victor Guedes, Adriel Santos, Weidson Santos, Juliana Lopes, Diego Araújo e Thiago Mendonça).
2º lugar: TV Record Goiás – “Empreendedorismo histórico e cultural fortalece identidade goiana”.
3º lugar: Jornal Opção – “Entre fronteiras: o empreendedorismo de imigrantes em Goiânia”.

Categoria Texto
1º lugar: Jornal Opção – “Profissão descartável: histórias dos catadores, empreendedores sem remuneração” (Bárbara Ferreira).
2º lugar: Expresso 360 – “Elas dominam e transformam o artesanato em Goiás” (Catherine Moraes Silva e Kamylla Rodrigues).
3º lugar: Folha Z – “Do Cerrado para o mundo: a força do empreendedorismo feminino que transforma resíduos em soluções sustentáveis” (Leandro de Castro Oliveira).

Categoria Áudio
1º lugar: Rádio CBN Goiânia – “Com auxílio do Sebrae, tecnologia chega a pequenos produtores rurais de Goiás” (Nathália Lima e José Bonfim).
2º lugar: Rádio Band News Goiânia – “Território Kalunga: do recomeço no Cerrado ao estabelecimento do ecoturismo”.
3º lugar: Rádio CBN Goiânia – “Sebrae Goiás acompanha movimento da Geração Z para impulsionar novas formas de empreender”.

Categoria Fotojornalismo
1º lugar: Expresso 360 – matéria “Elas dominam e transformam o artesanato em Goiás”.
2º lugar: Jornal A Redação – matéria “IA se torna aliada de pequenos empreendedores e alavanca negócios em Goiás”.
3º lugar: Jornal Opção – matéria “Profissão descartável: histórias dos catadores, empreendedores sem remuneração”.

Categoria Jornalismo Universitário
1º lugar: UFG – “Café com afeto – O protagonismo feminino que aquece Goiânia” (Observatório Jornalístico Universitário).
2º lugar: PUC Goiás – “Elas criam, cuidam e comandam: mulheres redefinem o empreendedorismo em Goiás” (Agência Impressões).
3º lugar: PUC Goiás – “Quem disse que brechó não pode ser chique?” (Agência Impressões).


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado