06 de janeiro de 2025
Supremo

Se STF não “baixar temperatura”, Bolsonaro cogita aumentar número de ministros

Presidente fez ressalva de que proposta teria que ser discutida com o Legislativo
Jair Bolsonaro ao lado da atual presidente do STF, Rosa Weber (Foto: Rafael Carvalho/Governo de Transição)
Jair Bolsonaro ao lado da atual presidente do STF, Rosa Weber (Foto: Rafael Carvalho/Governo de Transição)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cogitou, neste domingo (09/10), durante entrevista ao Canal do Pilhado, no YouTube, aumentar a composição do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, a Corte conta com 11 ministros, dos quais apenas dois foram indicados pelo atual ocupante do Palácio do Planalto, que, se for reeleito, poderá fazer mais duas indicações ao longo de um eventual segundo mandato.

“Se eu for reeleito, e o Supremo baixar um pouco a temperatura, já temos duas pessoas garantidas lá [ Kassio Nunes Marques e André Mendonça, tem mais gente simpática à gente, mas já temos duas pessoas pessoas garantidas lá, que são pessoas que não dão voto com sangue nos olhos, tem mais duas vagas para o ano que vem, talvez você descarte essa sugestão [de aumentar o número de ministros]”, disse.

“Se não for possível descartar, você vê como é que fica. Você tem que conversar com o Senado também a aprovação de nomes. Você tem que conversar com as duas Casas a tramitação de uma proposta nesse sentido. E está na cara que muita gente do Supremo vai para dentro da Câmara e do Senado contrária, porque se você aumenta o número de ministros do Supremo, você pulveriza o poder deles. Eles passam a ter menos poder e lógico que não querem isso”, acrescentou Bolsonaro.


Leia mais sobre: / Brasil