25 de novembro de 2024
Alerta

Saúde mental: Saiba como identificar os sintomas da esquizofrenia

A esquizofrenia atinge cerca de 1,6 milhão de pessoas só no Brasil. Especialista lista alguns dos sintomas que servem de alerta
Psiquiatra afirma que os sintomas do transtorno vão além da alucinação e delírio (Reprodução/Internet)
Psiquiatra afirma que os sintomas do transtorno vão além da alucinação e delírio (Reprodução/Internet)

A esquizofrenia é uma doença mental crônica e incapacitante, que geralmente se manifesta na adolescência ou início da idade adulta. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a terceira causa de perda de qualidade de vida em pessoas entre 15 e 44 anos. O Dr. Ariel Lipman, médico psiquiatra e diretor da SIG – Residência Terapêutica afirma que os sintomas do transtorno vão além da alucinação e delírio.

O especialista explica que a esquizofrenia é um transtorno mental tão agressivo, que não é classificado como leve, moderado ou grave. “Na grande maioria dos casos, trata-se de uma doença em que a pessoa não consegue dar conta da própria vida, mas é claro que existem algumas exceções”. No Brasil, cerca de 1,6 milhão de pessoas possuem perda de contato com a realidade, alucinações e falsas convicções. Em alguns casos a saída são as residências terapêuticas.

Principais sintomas

Movimentos anormais: Quem tem essa condição pode apresentar, na maioria das vezes, movimentos anormais do corpo. “Isso acontece quando o paciente está nervoso e ansioso. Assim, ele torna seus sentimentos perceptíveis para quem vê de fora”, comenta o psiquiatra.

Isolamento: o esquizofrênico tende a ter crises de ansiedade e está propenso a essa espécie de solidão, que é comum em diversos tipos de transtornos. “Quando esse isolamento acontece excessivamente e combinada com outras situações, ela pode até mesmo ajudar a diagnosticar o transtorno, já para quem tem o diagnóstico e é tratado, isso pode ser controlado”, explica o Dr. Lipman.

Agitação: Se tratando de esquizofrenia, principalmente em casos mais avançados, alterações comportamentais são bastante comuns. “Como citado anteriormente, essas pessoas apresentam delírios, alucinações, medo, raiva, entre outros sintomas, e isso acaba causando muita agitação”, explica o Dr. Lipman.

Confusão mental: Nos momentos de crise do esquizofrênico, a confusão mental é algo que pode acontecer com muita frequência. “Aquele paciente está sentindo um milhão de coisas desconfortáveis, ouvindo vozes, tendo sensações sem nenhuma explicação e é comum que essa confusão fique mais evidente”, comenta o psiquiatra.


Leia mais sobre: / / Saúde