As aulas na rede estadual em Goiás deverão ser retomadas, de acordo com uma nota técnica assinada pelo secretário de Saúde do Estado de Goiás, Ismael Alexandrino e publicada nesta quarta-feira (04/11). O documento também recomenda o retorno das atividades econômicas relacionadas a realização de eventos, como por exemplo: serviços de buffet, casas de festas, eventos, solenidades, cerimônias e eventos corporativos ou políticos.
A nota-técnica da Saúde em Goiás para recomendação de retomada das atividades se baseia na atual taxa de 52,76% da ocupação de leitos de UTI e 21,01% leitos de enfermaria, dedicados à covid-19. O documento também destaca que o Comitê de Operações Estratégicas (COE) do Estado de Goiás “identificou pela existência de condições epidemiológicas e assistenciais para uma possível retomada das aulas presenciais e de eventos”.
Condições para retorno das aulas
A nota técnica estabelece algumas condições para retorno das aulas presenciais. Uma das restrições é a limitação de no máximo 30% da capacidade da instituição. A retomada também será realizada de forma gradual e facultativa e também deliberada de acordo com as instituições. O documento destaca que os Protocolos de Biossegurança também deverão ser tomados, isto é, a utilização de máscaras e o distanciamento social de 1,5 metro entre uma pessoa e outra. As Instituições também deverão manter um ensino “misto/híbrido (tanto presencial, quanto virtual”.
O documento também acentua que as instituições de ensino deverão assinar um termo de “autodeclaração”. Ele deverá ser entregue, “devidamente preenchido e assinado, à vigilância sanitária dos municípios, sede das instituições. Competirá à Secretaria de Educação do Estado de Goiás a deliberação sobre a estratégia de retorno das atividades presenciais que estão sob a sua gestão, tanto na forma, quanto no tempo, desde que atendidos os protocolos pré-estabelecidos e aprovados.”