Nesta terça-feira (26), foi lançado o ‘Olhar para Todos’, o maior programa público de saúde oftalmológica do Centro-Oeste. A iniciativa tem como objetivo atender estudantes matriculados na rede pública estadual com exames oftalmológicos, fornecimento de óculos e encaminhamentos para tratamentos específicos, quando necessário. O lançamento aconteceu no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Ayrton Senna, localizado no Jardim Curitiba, na região Noroeste de Goiânia.
Nos dias 25, 26 e 27, os 1.240 alunos da instituição passarão por avaliações oftalmológicas detalhadas. “A partir de fevereiro, daremos continuidade ao cronograma de atendimentos conforme o calendário escolar. As demais escolas serão atendidas ao longo de todo o próximo ano, seguindo um plano elaborado pela Secretaria de Educação. Nosso objetivo é atender todos os 500 mil alunos, com a capacidade do ônibus e das equipes de realizar até 500 atendimentos diários”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis, em entrevista ao editor-chefe do Diário de Goiás, Altair Tavares.
Mais de 495 mil estudantes da rede estadual de ensino estão recebendo atenção integral das instituições do Governo de Goiás e seus parceiros. O Gabinete de Políticas Sociais (GPS), as Secretarias de Saúde (SES), Educação (Seduc), Desenvolvimento Social (Seds), e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em colaboração com o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG) e apoio de entidades da sociedade civil, se uniram para garantir a proteção à saúde visual dos jovens goianos.
Segundo Rasível dos Reis, secretário estadual de Saúde, a secretaria já possui uma estimativa do número de estudantes que necessitam de tratamento ocular entre os mais de 495 mil alunos da rede estadual. “Estimamos que cerca de 20% dos estudantes precisarão de óculos, seja porque nunca utilizaram ou porque precisam atualizar a receita. Além disso, existem outras condições oculares que precisam ser diagnosticadas e tratadas, como estrabismo, glaucoma e problemas no fundo do olho”, afirmou o secretário.
Cuidado integral
“Olhar para Todos é uma missão de todos nós; por isso várias pastas do governo e a Universidade Federal de Goiás se uniram em uma bela parceria, com o apoio de entidades da sociedade civil, para prevenirmos doenças que podem afetar o desenvolvimento dos jovens, em locais onde havia vazio assistencial em oftalmologia”, explica o governador Ronaldo Caiado. O programa oferece atendimento integral: desde o primeiro exame dos olhos, aos óculos que forem prescritos e os tratamentos médicos e cirúrgicos, caso sejam recomendados.
Segundo o governador, em Goiás, não se trata apenas de colocar a criança na sala de aula, mas de compreender todos os fatores que podem dificultar o acesso dessa criança à escola ou sua capacidade de assimilar o conteúdo ensinado. “Nosso objetivo é oferecer uma educação de excelência. Chegamos a um ponto extremamente gratificante, graças ao trabalho da equipe do Cerof-UFG, do Governo Estadual de Goiás, juntamente com a nossa Secretaria de Educação, a OVG e a Secretaria de Desenvolvimento de Goiás. Juntos, conseguimos alcançar um feito inédito”, celebrou.
Tudo isso contribui para resgatar e apoiar a criança, reduzir a evasão escolar e melhorar o aprendizado. Com isso, estamos alcançando cada vez mais altos padrões de educação, adaptados à idade e às necessidades de cada aluno.
“É uma imensa felicidade saber que vamos poder detectar e tratar, de maneira precoce, doenças que podem causar cegueira”, celebra Marcos Ávila, presidente do Conselho Administrativo do Cerof-UFG. O programa também incluirá a capacitação de professores da rede para fazerem a agenda junto ao Cerof-UFG para atuarem como mediadores em qualquer município goiano. Marcos Ávila, presidente do Conselho Administrativo do Cerof-UFG celebra a funcionalidade dos quatro consultórios modernos e completos, com equipes médicas e multiprofissionais no atendimento e na retaguarda:
Podemos fazer 500 avaliações por dia, com a máxima qualidade. Nossos profissionais vão avaliar, fazer os laudos e prescrições de todos os estudantes.
Para a secretária estadual de educação Fatima Gaviolli, esse é mais um elemento para potencializar o aproveitamento dos alunos. “Um investimento do Governo de Goiás para que os alunos não sejam prejudicados na aprendizagem por causa de um problema de saúde visual”, diz ela. Para Wellington Matos de Lima titular da Seds, esse é um enfoque social relevante por atingir jovens de famílias carentes em todo estado, em regiões ribeirinhas, quilombolas e de assentamentos rurais. “Grande inclusão de cidadania e saúde”, diz ele.
Leia mais sobre: Estudantes da rede estadual / Goiás / Hospital oftalmológico / Saúde / Cidades / Notícias do Estado