Em celebração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) lança, na próxima segunda-feira (1º), a campanha Setembro Verde, com objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. No lançamento da campanha do mês de conscientização sobre a doação de órgãos, a SES promoverá ainda atividades e homenagens.
O evento será às 9 horas, no auditório do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), com a presença de autoridades e pessoas envolvidas com os processo de captação e transplante. Na ocasião, será feita ainda homenagem a familiares que aceitaram a doação de órgãos de um ente querido e a pessoas que receberam um transplante.
Apesar do aumento do número de doadores efetivos de órgãos, chegando a 114 em Goiás, o maior número da série histórica, um dos principais desafios ainda é a recusa familiar. Conforme dados da SES-GO, entre janeiro e julho deste ano, o número de negativas chegou a 71%.
Em 2024, ao todo, foram captados 1.168 órgãos e tecidos e realizados 890 transplantes. Atualmente, em Goiás, existem 2.435 pessoas aguardando na fila para receber uma doação, seja de órgãos ou de tecidos. A maior fila, no momento, é para receber a doação de tecidos (córneas), com 1.731 pacientes aguardando, seguida por rins (685) e fígado (14).
No Estado, o Hospital Estadual Dr Alberto Rassi (HGG) foi responsável por 98% do total de transplantes de órgãos sólidos. Até julho deste ano, foram realizados 481 transplantes de órgãos e tecidos no estado.
Leia mais sobre: Cidades

