A Prefeitura de Goiânia anunciou a ampliação da rede de Centros Municipais de Vacinação (CMVs), passando de um para oito o número de unidades com atendimento em horário estendido e de forma contínua. O objetivo principal é garantir um acesso facilitado aos imunizantes previstos no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para todos os cidadãos.
Os oito novos CMVs funcionarão diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, com horário de atendimento das 8h às 17h. Esta iniciativa faz parte da estratégia da atual gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para elevar as coberturas vacinais na capital.
O secretário de Saúde, Luiz Pellizzer, destacou que a medida visa atender à população que não consegue buscar o serviço nos dias e horários tradicionais das salas de vacina. “A mudança visa facilitar o acesso da população aos imunizantes, com maior número de pontos em horários alternativos,” afirmou Pellizzer.
Ele também ressaltou a importância da distribuição geográfica dos pontos: “Nós buscamos adequar a oferta de vacinação ao cotidiano e às necessidades da população,” permitindo que moradores de diferentes regiões, como a Noroeste, não precisem mais se deslocar longas distâncias, como ao Setor Pedro Ludovico, para se vacinar no final de semana.
Unidades abastecidas e equipes preparadas
Segundo Flaviane Lemos, diretora de Vigilância Epidemiológica, as unidades já estão em funcionamento com o horário estendido, abastecidas com todas as vacinas do PNI e com equipes treinadas para prestar um atendimento completo. “As equipes estão preparadas para garantir atendimento, registro, avaliação da situação vacinal e orientações aos goianienses,” disse a diretora.
Resultados da intensificação de vacinação
A ampliação dos CMVs é mais uma ação dentro de uma série de iniciativas já implementadas pela SMS para impulsionar a imunização em Goiânia. Outras medidas incluem o aumento no número de pontos de vacinação de 29 para 62, a contratação de 98 profissionais de saúde e a oferta de vacinas em locais alternativos como shopping centers, centros de educação infantil e o zoológico.
Essas estratégias já demonstram resultados significativos: o total de doses de imunizantes aplicadas em 2025 registrou um aumento de 82%. Entre janeiro e outubro deste ano, foram administradas 1.096.625 doses, um salto considerável em comparação às 601.064 doses aplicadas no mesmo período do ano passado.
Confira os Endereços dos Centros Municipais de Vacinação:
- Cais Vila Nova – Av. Industrial, Qd. D-13 Lt. 16 e 17, Setor Leste Vila Nova
- UPA Novo Mundo – Av. New York, s/n, Qd. 37, Jardim Novo Mundo
- UPA Jardim América – Praça C-201, Jardim América
- Cais Cândida de Morais – Av. Perimetral Norte, 11380-11448, Setor Cândida de Morais
- CIAMS Novo Horizonte – Av. Eng. José Martins Filho, Qd. 55, s/n, Vila Novo Horizonte
- CMV Pedro Ludovico – Av. Edmundo P. de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico
- Cais Goiá – Av. Santa Maria, s/n, Setor Goiá
- CIAMS Urias – Rua Guajajaras, s/n, Urias
Leia mais sobre: Luiz Pellizzer / Prefeitura de Goiânia / Saúde / Vacina / Cidades / Goiânia

