07 de agosto de 2024
Preparativos

Saúde de Goiás promove oficina de formação de profissionais e debate estratégias para campanha de vacinação

O Governo do Estado busca medidas para reforçar os índices de coberturas vacinais. O Dia D de mobilização vai acontecer no dia 7 de outubro
Profissionais de saúde se reuniram para debater estratégias para campanha de vacinação em Goiás. Foto: Iron Braz
Profissionais de saúde se reuniram para debater estratégias para campanha de vacinação em Goiás. Foto: Iron Braz

A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) está debatendo estratégias para reforçar os índices de coberturas vacinais do Estado. Entre as medidas, uma capacitação para formar profissionais de saúde multiplicadores para Implantação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade, ação que integra o planejamento do Ministério da Saúde (MS).

Queda da cobertura vacinal

Atualmente, os casos de Covid-19 estão crescendo em todo o Brasil. Somente em Goiás, 10 municípios estão em situação de alerta. Nesse sentido, planos de ação estão sendo discutidos para ampliar o sistema de busca ativa de pessoas que estão com o cartão de vacinas atrasado.

Conforme o Ministério da Saúde, nos últimos anos, a cobertura vacinal apresentou queda considerável, muito abaixo dos 95% preconizados pela pasta. Um exemplo disso foi a procura da vacina pentavelente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo b, que em 2023, apresentou cobertura de 76,12%.

Estratégias da Saúde

Com efeito, uma das estratégias trabalhadas na capacitação dos profissionais é a campanha de multivacinação voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Neste ano, ela ocorre de forma regionalizada conforme o Calendário Nacional de Vacinação do MS. Em Goiás, a multivacinação está programada para o período entre 30 de setembro e 14 de outubro, e vai oferecer 17 imunizantes. O Dia D de mobilização será em 07 de outubro.

Além disso, outra medida que será adotada pela Saúde de Goiás é a ampliação, a partir de setembro, do Sistema de Busca de Susceptíveis/Não Vacinados, envolvendo crianças com maior risco de adquirir doenças preveníveis por vacinas. Com essa ferramenta, desenvolvida pela SES-GO, é possível ter acesso a meninos e meninas com atraso vacinal, bem como a todos os dados disponíveis para que a busca ativa seja realizada com sucesso.

De acordo com a a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), Flúvia Amorim, o planejamento é uma forma de otimizar a força de trabalho para conseguir ampliar as coberturas vacinais do Estado. “Juntos, vamos retomar as coberturas com todas as ferramentas que tivermos, como a busca ativa, a van da vacinação, Dia D, os horários alternativos nas salas e o sistema de busca. Com a parceria dos municípios, vamos superar mais esse desafio”, ressaltou Flúvia.


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado

Comentários