22 de novembro de 2024
Covid-19 • atualizado em 29/11/2022 às 17:33

Sáude de Goiás confirma os primeiros casos da nova subvariante ômicron BQ.1 no Estado

A subvariante BQ.1 foi detectada em 15 pacientes de nove municípios goianos, sem mortes nem internações
A SES acredita que a nova variante começou a circular em Goiás entre os meses de outubro e novembro. Foto: SMS
A SES acredita que a nova variante começou a circular em Goiás entre os meses de outubro e novembro. Foto: SMS

A Saúde de Goiás registrou os primeiros casos de Covid-19 causados pela nova subvariante do coronavírus, ômicron BQ.1. De acordo com O Popular, já foram 15 pessoas detectadas com o vírus no Estado, 10 mulheres e 5 homens, de 9 cidades diferentes: Goiânia (5), Senador Canedo (3), Valparaíso de Goiás (2), Alexânia (1), Anápolis (1), Caldas Novas (1), Jaraguá (1) e Mineiros (1).

Conforme dados da Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), divulgados pelo O Popular, a nova variante não ocasionou mortes nem internações. Os casos foram identificados por meio de sequenciamento genético, desenvolvido por pesquisas da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), em parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros, o Lacen.

Leia também: Médico infectologista alerta sobre cuidados diante de novas variantes

A circulação da BQ.1 em Goiás pode ter começado entre os meses de outubro e novembro. De acordo com os dados informados pela SES, das 94 amostras coletadas nesse período, 60 foram da sublinhagem BA.5, a mais comum, 19 de outras sublinhagens e 15 da nova variante.


Leia mais sobre: / Notícias do Estado / Saúde