A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia publicou portaria instituindo um formulário de Notificação de Isolamento para os casos suspeitos e/ou confirmados do novo Coronavírus COVID-19.
Segundo a pasta, os profissionais em atendimento nas unidades de saúde do município de Goiânia que realizarem atendimento de casos suspeitos e/ou confirmados de infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19) deverão proceder com a devida notificação do paciente quanto à necessidade de isolamento domiciliar como medida de contenção da disseminação do vírus.
O termo deverá ser preenchido e assinado pelo profissional de saúde e pelo paciente o formulário de Notificação de Isolamento / Termo de Ciência e Esclarecimento, Anexo I desta Portaria, em duas cópias, sendo uma via entregue ao paciente e a outra arquivada na unidade de atendimento.
Foram ainda orientadas medidas a serem tomadas durante isolamento
1. Orientar que, no período estabelecido, o paciente deve permanecer em casa, de preferência restrito a um quarto e com o mínimo contato interpessoal possível, em especial com idosos e ou com morbidades.
2. Avaliar se paciente tem condições de seguir as orientações de isolamento domiciliar. Eleger contato próximo que monitore o paciente, principalmente no caso de idosos;
3. Escolher quarto bem ventilado e orientar que o paciente fique a maior parte do tempo nesse quarto, saindo apenas em casos excepcionais;
4. Instalar no local uma lixeira com saco de lixo/sacola para descarte de lenços/papel toalha;
5. Utilizar máscara em locais compartilhados com outras pessoas, como cozinha e sala e, quando sem máscara cobrir a boca e nariz com lenço ao tossir e espirrar. Também pode-se utilizar parte internado braço para cobrir a boca e nariz. Higienizar as mãos após.
6. Não dividir talheres, copos, alimentos, cigarros, chimarrão, toalhas com outras pessoas;
7. Utilizar um banheiro isolado, se possível; caso não seja possível, lavar frequentemente o banheiro da casa com água sanitária, água e sabão.
8. Desinfetar as superfícies de alto toque (toque frequente) com álcool 70% ou água sanitária;
9. Disponibilizar mascara conforme triagem social e de risco e se disponível;
10. Não receber visitas especialmente idosos e crianças;
11. Sair de casa somente em casos de extrema necessidade e caso necessário utilizar SEMPRE máscara.
12. Aguardar e estar atendo aos resultados de exames.
13. Orientar sinais de alerta para reavaliação, devendo procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência;
14. Em caso de piora acionar 192 SAMU, para atendimento (caso necessário encaminhar para unidade de saúde).
Leia mais sobre: Cidades