A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), monitora quatro crianças de um mesmo CMEI suspeitas de estarem com rubéola. Conforme a pasta, elas foram afastadas da unidade de ensino infantil e estão isoladas aguardando o resultado dos testes.
Ao Diário de Goiás, a pasta informou que já foi realizado o bloqueio vacinal contra a rubéola no local, e a ação de vacina em pessoas que tiveram contato com casos suspeitos, e nas próprias crianças com suspeita de doenças exantemáticas, como a rubéola e o sarampo. A pasta salienta que em Goiânia não há nenhum caso confirmado de rubéola em 2021 e 2022 .
Ainda de acordo com a SMS, em 2021, a cobertura vacinal contra sarampo, rubéola e caxumba foi de 83,3% na capital. Em 2022, segundo a pasta, a estimativa parcial é de 65,7%.
A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), informou que para o cumprimento dos protocolos sanitários previstos para casos suspeitos de rubéola, as crianças foram afastadas da instituição até que saia o resultado dos exames.
Leia mais sobre: Cmei / Crianças / isolamento social / SMS / Cidades