23 de novembro de 2024
Aparecida de Goiânia • atualizado em 13/02/2020 às 00:01

Saúde de Aparecida promove ações de combate ao tabagismo

(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia realizará palestres e atividades educativas para pacientes que fazem tratamento pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo na próxima semana, em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco.

Nesta segunda-feira (30) haverá um café da manhã, às 8h, com pacientes que já passaram pelo tratamento do programa, na Escola de Saúde Pública de Aparecida, localizada na Vila Brasília. Em seguida, o médico psiquiatra Cristiano Carvalho ministrará palestra com o tema “Motivação e Prevenção de Recaídas”.

Na terça-feira (31) serão desenvolvidas ações de conscientização nas salas de espera das unidades de saúde do município com material educativo. Além disso, a SMS fará o cadastro dos participantes do programa que voltaram a fumar e desejam retornar ao tratamento.

“Mediante autorização dos pacientes, registraremos relatos para divulgação do programa no município, já que o objetivo é alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo, além de discutir políticas públicas para reduzir o consumo do tabaco”, afirma a coordenadora de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde, Paula dos Santos.

De acordo com a Secretaria, aproximadamente 37.577 habitantes de Aparecida são fumantes. O número representa a 7,2% do total da população, que é de 522 mil habitantes. Para os aparecidenses que desejam parar de fumar, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo acompanha os pacientes durante seis meses.

O Programa funciona em 11 unidades de saúde: Centro Clínico, Ambulatório Multiprofissional de Aparecida (Amag), Centro de Assistência Psicossocial (Caps) AD Criarte Vida, Caps Bem me Quer e Unidades Básicas de Saúde (UBS) Retiro do Bosque, Bandeirantes, Caraíbas, Independência Mansões, Jardim Paraíso, Alto Paraíso e Papillon Park. 

Leia mais:


Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia