21 de dezembro de 2024
Atendimento especializado

Saúde da Mulher: Prefeitura de Goiânia anuncia mudança no perfil de atendimento do HMMCC

Local agora será dedicado exclusivamente ao atendimento de especialidades femininas
Unidade soma mais de 54 mil atendimentos, 6,9 mil partos e 630 mil exames realizados. (Foto: Divulgação).
Unidade soma mais de 54 mil atendimentos, 6,9 mil partos e 630 mil exames realizados. (Foto: Divulgação).

Na próxima segunda-feira (1), a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá anunciar a reestruturação do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara, com a denominação de Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara (HMMCC). O local agora será dedicado exclusivamente ao atendimento de especialidades femininas, ampliando e qualificando os serviços voltados à saúde da mulher.

Segundo o secretário municipal de saúde de Goiânia, Wilson Pollara, a gestão do HMMCC, realizada por convênio tripartite entre SMS, Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc), e a própria UFG desde sua inauguração, em abril de 2020, focará em manter altos padrões de qualidade e segurança, com metas rigorosas para taxas de infecção, tempo de permanência na UTI neonatal e índices de cesáreas e partos normais. A unidade soma mais de 54 mil atendimentos, 6,9 mil partos e 630 mil exames realizados.

Essas metas são essenciais para garantir a excelência no atendimento e a satisfação dos paciente

Wilson Pollara

A diretora-executiva da Fundahc, Lucilene Maria de Sousa, reforça os resultados que o HMMCC obteve nos últimos quatro anos de funcionamento. “Cada nova demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, para modificar ou ampliar leitos e iniciar novos serviços, é recebida com entusiasmo, e dessa vez não foi diferente”, afirmou.

O secretário Pollara nos fez o desafio de ampliar os serviços e ir além, agora que somos Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara, com maior oferta de serviços e maior capacidade de atendimentos.

Lucilene Maria de Sousa

Saúde da mulher no HMMCC

Segundo o secretário municipal de Saúde, o hospital passará a ofertar procedimentos e exames específicos para a saúde da mulher, como ecocardiograma e eletrocardiograma, mamografia, colposcopia [avaliação do trato genital feminino], densitometria óssea, histeroscopia, além da manutenção de serviços que são oferecidos na unidade como inserção de dispositivo intrauterino (DIU), corebiopsy (exame de mama), tomografia, ultrassonografia neonatal e mamária.

O gestor anunciou também a aquisição de novos equipamentos para realização de atendimentos cirúrgicos. Houve um investimento de três aparelhos de anestesia, duas torres de vídeo, sendo que uma delas é para laparoscopia e a outra, para histeroscopia, e dois aparelhos ultrassom. O hospital passa a ofertar, também, todos os exames de risco cirúrgico das pacientes que passarão por cirurgias eletivas na unidade: ginecologia geral, mastologia, angiologia (varizes e safena) e colecistectomia (remoção da vesícula biliar).


Leia mais sobre: / / Cidades / Geral / Goiânia