07 de agosto de 2024
Leandro Mazzini

Sarney inicia sucessão hereditária

Recém-saído de hospital e com saúde fragilizada, o senador José Sarney (PMDB-AP) iniciou operação para sua sucessão no Senado. Em almoço na casa da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, em Brasília no Domingo, no qual recebeu Renan Calheiros e caciques do PMDB, surgiu o pré-acordo: o grupo político da família apoia Renan para o governo de Alagoas, e o grupo de senadores suprapartidário que sustenta Renan apoia Roseana para presidência do Senado em 2015, caso ela vença a eleição.


Sarney 2.0
Neste caso, se o acerto render a vitória esperada, Roseana seria a primeira mulher presidente do Senado. Esse, aliás, será um dos motes da campanha.

Serra bem perto
Roberto Freire espera José Serra no PPS dentro de 15 dias, antes do prazo final de filiação. Pelo sorriso, está esperançoso. ‘Ele foi o melhor ministro da Saúde!’.

À espreita
Ciente do avanço da conversa de Serra com Freire, o presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) esbarrou com o presidente do PPS na Terça. Vão marcar reunião a sós.

Pinto no Senado
Roger Pinto o senador que, segundo Evo Morales, é ficha-corrida refugiado extraoficialmente no Brasil, fez questão de agradecer pessoalmente a senadores que o ajudaram. Visitou Álvaro Dias (PSDB-PR), Sérgio Petecão (PSD-AC), Casildo Maldaner (PMDB-SC), Jarbas (PMDB-PE) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

A lista
Segundo Pinto Molina contou para eles, 744 líderes políticos e oposicionistas bolivianos estão exilados no mundo, sendo 500 no Brasil. ‘Não dá para esconder que na Bolívia algo não está bem. Precisamos ver o que está acontecendo lá’, diz Álvaro Dias.

Entra e sai..
O caso do brasiliense que teve dois laudos médicos – um a favor e outro contra – de um mesmo instituto para fazer o concurso do TJDFT, no qual passou, ganhou novo capítulo. A Justiça Federal ordenou o TJ a mantê-lo na lista de aprovados.

Embratur.rus..
A Embratur investirá pesado na atração de turistas dos BRIC para o Brasil ano que vem. Vai lançar uma versão de sem portal em russo.

Promovido
O ex-APO Marcio Fortes, que pediu demissão, é o novo representante da Firjan em Brasília. Dilma Rousseff fez questão de elogiá-lo para o presidente Eduardo Eugênio.

Que transparência?
Na mesma votação da reforma eleitoral de Segunda, outra emenda importante para a transparência morreu no berço. Tratava da divulgação obrigatória discriminada de nomes de doadores e valores para os comitês dos partidos, hoje ocultas.

Bilionário da Arte
A Forbes Brasil traz a lista dos 124 bilionários. Bernardo Paz aparece na 81º (Mineração), com R$ 1,8 bi, mas a revista não revela o seu maior tesouro: ele é o idealizador e dono do Museu Inhotim, em BH.

Revelações
No recente depoimento sob sigilo à Justiça Federal em Brasília sobre o caso das ossadas do Araguaia sob tutela do governo, o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh foi surpreendido pelo perito que o acompanhou em 2001 na expedição.

Hã?
Greenhalgh não sabia que havia restos mortais de duas crianças na sala-cofre do hospital da UnB, como revelou a Coluna. Doze anos depois, foi a vez de o perito fazer mea culpa na frente dele e da juíza: sabia das ossadas infantis mas não contara.

(Re)Enterro digno
O Ministério da Justiça se desdobra para devolver os ossos das crianças – um esqueleto completo e um crânio – para os cemitérios do Araguaia, de onde foram extraídas.

Ele vai!
Decidido: Não há ninguém, nem Lula ou espírito do avô, que faça Eduardo Campos (PSB) recuar da disputa presidencial em 2014. Ele avisara a Aécio há duas semanas.

Ponto Final
Continua em Brasília o programa Ass(f)alto Novo do GDF: as máquinas cortam o asfalto bom, recapeiam, e aproveitam o que sobra no tapa-buraco.
_________________________________________
Com Equipe DF e SP


Leia mais sobre: Leandro Mazzini

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários

Recomendado Para Você

Leandro Mazzini

Pizzolato na Papuda

Leandro Mazzini

A blindagem do juiz Sérgio Moro