25 de novembro de 2024
Esportes

São Paulo vence o Vasco e vira o novo líder do Brasileiro

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

O São Paulo venceu o Vasco por 2 a 1 neste domingo (5), no Morumbi, e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro.

A equipe paulista agora tem 35 pontos, um a mais que o Flamengo, que perdeu no sábado (4) para o Grêmio por 2 a 0 em Porto Alegre.

É a primeira vez em mais de três anos que o São Paulo fica na primeira posição do Brasileiro -a última fora na sétima rodada do torneio de 2015.

O clube chegou a lutar contra o rebaixamento no ano passado. Terminou a competição em 13º, com 50 pontos. A esta altura em 2017 (17ª rodada), estava em 16º, apenas uma posição acima da zona de descenso.

O São Paulo chegou à vitória contra os vascaínos com gols de dois estrangeiros.

Logo no primeiro minuto do jogo, o equatoriano João Rojas abriu o placar num lance de sorte. Após cruzamento de Éder Militão pela direita, o zagueiro Ricardo tentou cortar, mas a bola bateu em Rojas e entrou. Foi seu primeiro gol pela equipe paulista.

O Vasco empatou no segundo tempo. Giovanni Augusto achou Yago Pikachu por trás da zaga são-paulina aos 9min. Pikachu só teve o trabalho de bater rasteiro na saída de Sidão.

O time carioca melhorou na partida após empatar e o São Paulo ficou desorganizado. Mesmo assim, em lance de insistência de Everton, que recuperou a bola da zaga vascaína antes de cruzar, o colombiano Santiago Trellez desviou de cabeça para dar a vitória, e a liderança, à equipe paulista.

O jogo também marcou a despedida do lateral direito Éder Militão, 20. Ele foi vendido ao Porto (POR) por R$ 30 milhões.

O próximo jogo do São Paulo é contra o Sport, em Recife, no domingo (12), às 16h, pelo Brasileiro.

Já o Vasco, 12º no Brasileiro, tem compromisso pela Copa Sul-Americana na quinta (9), quando recebe em São Januário a LDU, do Equador, pelas oitavas de final. 
A partida de ida, em Quito, foi 3×1 para a LDU. Os cariocas precisam vencer por três gols de diferença para se classificarem sem a necessidade de pênaltis.

SÃO PAULO

Sidão; Éder Militão (Bruno Peres), Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Hudson, Nenê (Carneiro) e Liziero; Rojas, Diego Souza (Tréllez) e Everton. T.: Diego Aguirre

VASCO

Martin Silva; Luiz Gustavo (Rafael Galhardo), Oswaldo Henriquez, Ricardo Graça e Ramon; Desabato, Andrey, Yago Pikachu, Giovanni Augusto (Kelvin) e Thiago Galhardo; Andrés Ríos. T.: Jorginho

Estádio: Morumbi, em São Paulo

Público: 53.437 presentes

Renda: R$ 1.753.486,00

Juiz: Bráulio da Silva Machado (SC)

Cartões amarelos: Gonzalo Carneiro e Everton (SAO); Oswaldo Henriquez e Luiz Gustavo (VAS)

Gols: Rojas (SAO), a 1min do primeiro tempo; Yago Pikachu (VAS), aos 9min, e Tréllez (SAO), aos 35min do segundo tempo


Leia mais sobre: Esportes