Por Bruno Accorsi, especial para o Estadão
O mesmo São Paulo que fez nove gols contra o 4 de Julho na terça-feira, pela Copa do Brasil, segue sem balançar as redes no Brasileirão e continua zerado em vitórias na competição. Os jejuns foram mantidos na tarde deste domingo, quando o time comandado por Hernán Crespo perdeu por 1 a 0 para o Atlético-MG, em jogo válido pela terceira rodada, no Mineirão. O gol da vitória atleticana foi marcado por Jair.
Com apenas um ponto somado, o São Paulo buscará a reabilitação na próxima quarta-feira, durante a abertura da quarta rodada, em duelo contra a Chapecoense, no Morumbi, às 19 horas. No mesmo horário, o Atlético-MG, que briga pelas primeiras posições, com seis pontos, enfrenta o Internacional, no Beira-Rio.
A derrota são-paulina deste domingo veio acompanhada de uma atuação pouco satisfatória, diante de um adversário que jogou com inteligência. O Atlético entrou em campo buscando trocar passes com velocidade, enquanto o São Paulo apostava em investidas de Reinaldo pela esquerda. Nenhuma das estratégias, entretanto, se mostrou efetiva nos primeiros momentos, já que as equipes cometiam muitos erros e deixavam as ações concentradas em um perde e ganha no meio de campo.
Perto dos dez minutos, as jogadas começaram a amadurecer para o lado atleticano, que ofereceu perigo em finalização de Keno, durante contra-ataque puxado por Hulk, e parou em defesa de Volpi, no um a um. O São Paulo ensaiou uma resposta com jogadas mal concluídas por Gabriel Sara e Rigoni, mas não evoluiu e ainda viu time mineiro crescer no jogo.
Com a troca de passes acertada, os atleticanos usaram o artifício para lidar com a marcação alta do São Paulo, tanto que conseguiram tirar o zero do placar graças a uma jogada que começou lá atrás, aos 16 minutos. Após toques pacientes no campo de defesa, a bola chegou aos pés de Hulk, no meio de campo, e ele arrancou até a área, onde soltou para Hyoran, que enfiou rasteiro para Jair apenas empurrar para dentro.
Atrás no placar, o São Paulo passou a ficar mais com a bola, muito por concessão do Atlético, e não fez muito com ela nos pés Além disso, o técnico Hernán Crespo teve que fazer uma substituição nos minutos finais antes do intervalo, pois Miranda sentiu uma fisgada na coxa e pediu para sair. Igor Vinícius entrou.
Os dois times voltaram para o segundo tempo cheios de energia e protagonizaram minutos iniciais de muita velocidade: investidas são-paulinas eram rapidamente respondidas pelos atleticanos. Apesar disso, a quebra da última linha se mostrou um desafio para ambos os lados, ineficientes no último passe ou nas finalizações.
De qualquer maneira, o cenário se mostrou mais favorável para o Atlético, que optou por não se arriscar e deixou o São Paulo ficar mais com a bola. Com a marcação bem acertada, o time mineiro viu são-paulinos pouco criativos para furar a defesa e conseguiu segurar o resultado sem sofrer maiores sustos até o apito final do árbitro Anderson Daronco.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 0 SÃO PAULO
ATLÉTICO-MG – Everson; Guga (Mariano), Igor Rabello, Réver e Guilherme Arana; Allan, Jair (Nathan) e Nacho Fernández; Hyoran (Marrony), Hulk e Keno (Echaporã). Técnico: Cuca.
SÃO PAULO – Tiago Volpi; Bruno Alves, Miranda (Igor Vinícius) e Léo; Rigoni, Rodrigo Nestor (Igor Gomes), Liziero, Gabriel Sara (Galeano) e Reinaldo; Luciano (Eder) e Pablo (João Rojas). Técnico: Hernán Crespo.
GOLS – Jair, aos 16 minutos do primeiro tempo.
CARTÃO AMARELO – Bruno Alves
ÁRBITRO – Anderson Daronco (RS)
RENDA E PÚBLICO – Jogo sem torcida.
LOCAL – Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
(Conteúdo Estadão)
Leia mais sobre: Esportes