14 de novembro de 2024
Alerta

São Paulo confirma novo caso de Febre Oropouche

É o terceiro caso da doença no estado, na região do Vale da Ribeira; duas mortes foram confirmadas na Bahia
O Brasil já contabiliza mais de 7 mil casos da doença, transmitida pelo mosquito-pólvora. Foto: Conselho Federal de Farmácia/Divulgação
O Brasil já contabiliza mais de 7 mil casos da doença, transmitida pelo mosquito-pólvora. Foto: Conselho Federal de Farmácia/Divulgação

São Paulo registrou o terceiro caso de Febre Oropouche. Na última sexta-feira (2), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou mais um paciente infectado, também residente na região do Vale da Ribeira, onde ocorreram os outros dois casos da doença no estado.

O Brasil já contabiliza mais de 7 mil casos de Febre Oropouche, até o início de julho. Na Bahia, duas pessoas morreram devido a complicações da infecção. Conforme o Ministério da Saúde, os estados com maior número de casos são Amazonas, Rondônia, Bahia, Espírito Santo e Acre.

Os pacientes infectados de São Paulo são todos moradores da zona rural e vivem próximos de plantações de banana. Os três apresentaram sintomas característicos, muito parecidos aos da dengue, e já estão curados.

A doença é causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus e transmitida pelo mosquito-pólvora, ou maruim, cujo nome científico é Culicoides paraensis. O atual cenário preocupa o Ministério da Saúde (MS), já que em ambientes urbanos, além do mosquito-pólvora, os pernilongos também podem ser agentes transmissores do vírus.

Os sintomas da Febre Oropouche são parecidos com os da dengue, e incluem dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia. De acordo com o MS, no quadro clínico agudo a doença evolui com febre de início súbito, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular) e artralgia (dor articular). Outros sintomas como tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos também são relatados.


Leia mais sobre: Brasil