Os problemas no fornecimento de água de Senador Canedo foram solucionados, segundo informou o presidente da Agência de Saneamento do município (Sanesc), Cainã Teodoro.
“À grande maioria [dos bairros] já chegou água. Não chegou água ainda naqueles da parte extrema alta, mas deve chegar de hoje para amanhã e ser normalizado”, disse o presidente em entrevista ao Diário de Goiás, na manhã desta terça-feira (9/2).
De acordo com Teodoro, a falta d’água se deu pelo rompimento de uma adutora em uma fazenda de difícil acesso. Por isso, a autarquia teve dificuldades para fazer a manutenção e retomar o abastecimento.
“Para a gente achar essa adutora rompida, teve que fazer o percurso a pé. Ela esvaziou nosso reservatório do Boa Vista, que é o maior reservatório da cidade hoje, ele tem 10 milhões de capacidade, então nós perdemos 10 milhões de litros de água tratada. A região que é abastecida por este reservatório, região do Jardim das Oliveiras, Parque Alvorada, a região da Matinha, essa região foi afetada no abastecimento, o restante da cidade não houve problema algum. E o que houve para essa adutora romper foi um serviço de muito tempo executado e foi executado de uma maneira incorreta, feito com um material não apropriado”, destacou Cainã.
Para corrigir o uso de material considerado impróprio na estrutura, Teodoro afirmou que foi realizado conserto e pedido o material correto para evitar que novos problemas aconteçam.
“Nós consertamos para restabelecer a água, mas já mandei fabricar o material, produzir, executar e assim que ficar pronto… porque esse material tem que ser fabricado de acordo com a característica de cada local, então não existe a pronta-entrega e assim que ficar pronto a gente volta ao local”, explicou.
A Sanesc destacou que colocar um caminhão-pipa à disposição para atender emergências causadas pela interrupção de fornecimento não resolveria o problema.
“Nós temos reservação pra ficar até 24h sem precisar de produzir água. A gente consegue segurar o sistema sem precisar faltar água em lugar nenhum, o que aconteceu foi que essa reservação foi toda embora, então nós perdemos o poder da reservação. E o caminhão-pipa não resolve todo o problema. É apenas pontual. Agora, quando é um problema de um setor, como agora na parte alta da cidade, mas não consegue resolver”.
Cainã Teodoro afirmou também que a Sanesc hoje conta com bombas suficientes para não permitir que haja falta de água por problema de falta de manutenção, que a produção de água na cidade não teve mais oscilação.
“Hoje não existe mais problemas por falta de manutenção em Senado Canedo, falta de bombas, bombas deteriorada. Hoje só de bombas reservas eu tenho sete, das oito que nós pegamos queimadas, n´so demos manutenção e sete estão funcionando e falta só mais uma chegar, mas assim, a produção nossa não teve oscilação hora nenhuma”, concluiu o presidente.
Leia mais sobre: Falta de água / Sanesc / Senador Canedo / Notícias do Estado