14 de novembro de 2024
Cidades

Saneago reforça produção e define estratégias para garantir abastecimento no carnaval

Vazão pode ser ampliada em algumas cidades. (Foto: Divulgação/Saneago)
Vazão pode ser ampliada em algumas cidades. (Foto: Divulgação/Saneago)

Para garantir o abastecimento de água em cidades com grande fluxo de turistas durante o carnaval, a Saneago prepara uma série de medidas. Segundo a companhia, haverá plantões operacionais e realização de manutenções preventivas para que não falte água durante a folia.

Em Aruanã, a Saneago instalou um motor bomba na captação para aumentar a vazão, estendeu o tempo de funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) e revisou os sistemas de produção de distribuição. A companhia também se preveniu para falta de energia e locou um grupo gerador para manter os processos se houver queda de eletricidade.

A estratégia em Pirenópolis é priorizar e manter equipes de plantão operacional em regime de revezamento, sempre com profissionais de eletromecânica de prontidão. Também foi preparado o acionamento de captação reserva do Rio das Almas, em 27 litros por segundo, e do Poço Santa Bárbara, de 10 litros por segundo.

Em Goiás, outra cidade turística, foram acionados os poços Usina de Areia e Papirus. Segundo a Saneago, eles são capazes de, juntos, adicionar ao sistema de água mais 10 litros por segundo de vazão. A ETA Pedro Ludovico também teve período de funcionamento estendido.

A Saneago também citou Formosa, Alto Paraíso e Cavalcante como cidades que receberam atenção especial às vésperas do carnaval. Todas elas, conforme a companhia, disporão de equipes de plantão e caminhões-pipa para situações de emergência.


Leia mais sobre: / / / / Cidades