22 de dezembro de 2024
Atenção, consumidor • atualizado em 12/09/2024 às 15:37

Saneago alerta população para o golpe da 2ª via; criminosos simulam boleto da companhia

Foram registrados casos de emissão de faturas de 2ª via em site fraudulento que simulava o da Saneago e emitia boleto falso para pagamento
A Saneago orienta a população a buscar atendimento somente via canais oficiais. Foto: Reprodução
A Saneago orienta a população a buscar atendimento somente via canais oficiais. Foto: Reprodução

Com o aumento da aplicação de golpes envolvendo sites fraudulentos e emissão de boletos falsos para pagamento, a Saneago alerta a população sobre o golpe da 2ª via. A companhia informa que houve registro de casos em que usuários, ao tentarem emitir a fatura pesquisando no Google, se deparavam com um site falso da Saneago que emitia boleto que direcionava o pagamento à outra conta, que não a prestadora de saneamento.

A Saneago recomenda acessar www.saneago.com.br sempre que precisar de algum serviço virtual. Apesar da facilidade de obter o serviço pela internet, a atividade exige atenção dos clientes para evitar fraudes.

Para gerar a fatura, a população deve entrar em contato, exclusivamente, por meio dos canais oficiais da companhia de saneamento de Goiás. O atendimento da Saneago está disponível 24 horas por dia e sete dias por semana, por meio do número 0800 645 0115, pelo chat on-line, na agência virtual no site www.saneago.com.br, nas redes sociais (páginas oficiais no Facebook, Twitter e Instagram), Whatsapp (62) 3269-9115 e aplicativo para smartphones.

Orientações para não cair em golpes

A Saneago orienta os clientes a conferirem, na hora de executar a transferência do valor do boleto, o nome da empresa que receberá o pagamento. A companhia destaca também que, para as contas de água/esgoto da Saneago, o pagamento via Pix ocorre somente por meio do QR Code disponibilizado na própria fatura da Companhia.

Também é importante que o usuário desconfie de links recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais com mensagens falsas de cobrança. Especialistas em segurança de redes orientam que as pessoas não abram nem cliquem em anexos de mensagens suspeitas. Esse conteúdo pode carregar vírus e outros componentes maliciosos que, além de causar danos ao computador/celular, podem roubar os dados pessoais do cliente.

Por fim, a empresa destaca que os canais de atendimento ao cliente da Saneago são gratuitos e virtuais, sendo inclusive divulgados também na própria fatura de água/esgoto. Mas, caso o usuário prefira atendimento presencial, ele pode procurar as unidades de Vapt Vupt, mediante agendamento prévio pelo site www.vaptvupt.go.gov.br.


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