05 de dezembro de 2025
Saúde em Goiânia • atualizado em 24/10/2025 às 15:34

Sandro Mabel promete concluir obras do Cais do Guanabara até fevereiro de 2026

O gestor afirmou que, se necessário, a obra será finalizada com recursos e infraestrutura próprios da Secretaria Municipal de Saúde
Unidade de saúde do Setor Guanabara será entregue após anos de paralisação, segundo Mabel. Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás.
Unidade de saúde do Setor Guanabara será entregue após anos de paralisação, segundo Mabel. Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, afirmou que o Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) do Setor Guanabara será concluído e entregue à população até fevereiro de 2026. A declaração foi feita durante entrevista na Rádio Difusora de Goiânia, em que o gestor destacou as dificuldades enfrentadas pela administração municipal para finalizar a unidade, que estava paralisada há anos.

“Em fevereiro ela está funcionando. A UPA do Guanabara, o problema é que ela tem uma só. A gente não consegue fechar uma licitação para terminar aquela obra. Então, nós estamos tentando fazer um acordo onde uma OS ou alguém possa pegar ela para acabar e gerir depois”, explicou o prefeito.

Segundo Mabel, a prefeitura já passou por duas ou três empresas contratadas, mas nenhuma conseguiu concluir os serviços. O gestor afirmou que, se necessário, a obra será finalizada com recursos e infraestrutura próprios da Secretaria Municipal de Saúde.

“Nós vamos acabar até fevereiro. Eu falei para o secretário de Saúde que, conforme for, nós vamos terminar ela com a estrutura que temos, porque a cidade precisa. Quando pegamos, aquela unidade não estava apta a receber recursos, não tinha estrutura para funcionar como UPA. Tivemos que fazer várias modificações e transformamos ela em uma UPA nível 3, uma grande unidade que foi reconstruída”, pontuou.

O Cais do Guanabara é considerado um dos principais equipamentos de saúde da região norte da capital e deve ampliar a oferta de atendimentos de urgência e emergência, desafogando outras unidades. Mabel ressaltou que a prefeitura tem se esforçado para recuperar obras paralisadas e melhorar o atendimento à população.

A previsão é que, com a conclusão da reforma e o início da operação, o Cais volte a funcionar com atendimento 24 horas, oferecendo serviços de pronto atendimento, consultas médicas, exames e acolhimento de casos de urgência.

“Nós pegamos um negócio que já estava enrolado há muito tempo, desenrolamos uma boa parte e conseguimos fazer ela funcionar. Agora, o importante é entregar para a população um espaço digno e funcional, que realmente atenda quem precisa”, concluiu o prefeito.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Goiânia / Notícias do Estado