22 de novembro de 2024
FOCO NA SAÚDE

Sandro Mabel promete funcionamento 24h em pediatria em todos os Cais e UPAs de Goiânia

Promessa de pré-candidato a prefeito é de atenção especial à Saúde já nos primeiros meses se for eleito
Mabel garante que serviço pediátrico funcionará 24 horas em Cais e UPAs - Foto: Divulgação
Mabel garante que serviço pediátrico funcionará 24 horas em Cais e UPAs - Foto: Divulgação

O pré-candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB) promete implantar atendimento pediátrico 24h em todos os Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) e Unidades de Pronto Atendimento (Upas) da cidade. Se eleito, ele garante que já nos primeiros meses do mandato as famílias goianienses contarão com esse serviço funcionando em qualquer hora do dia ou da noite e nos sete dias da semana.

“Não tem lógica uma mãe e um pai ter uma criança doente à noite em casa e ter que esperar o dia amanhecer para procurar um médico porque a UPA ou Cais mais perto só oferece atendimento pela manhã, e as vezes a unidade mais próxima nem pediatra tem”, disse.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde informou ao Diário de Goiás, que atualmente tem pediatria 24horas nas seguintes unidades: Cais Campinas, Cais Vila Nova, Ciams Urias Magalhães, UPA Maria Perillo, UPA Itaipu, UPA Dr Domingos Viggiano e UPA Dr Paulo de Siqueira Garcia.

A informação difere do que consta no portal da prefeitura que indicava neste sábado que somente o Cais Campinas tem pediatras 24 horas todos os dias da semana. Na UPA Chácara do Governador o plantão pediátrico seria de 2ª a 5ª 24 horas e na 6ª até as 19h. E na UPA do Residencial Itaipu a pediatria constava 24 horas na 4ª e 5ª, e no domingo das 19h às 7h.

Pré-candidato diz que saúde de Goiânia “está um desastre”

Ao comentar a proposta de atendimento pediátrico 24 horas, Sandro Mabel ressalta ainda que a saúde na capital “está um desastre” devido à falta de gestão do dinheiro público. “É nítido que do jeito que está não está funcionando. O Cais do Guanabara fechado há seis anos. O Samu vivendo um momento super complicado. A saúde precisa de um choque de gestão para funcionar de verdade”, pontuou.

Ele avalia que se gasta muito, mas sem fornecer um serviço de qualidade aos habitantes. Afirma também que a área terá uma atenção especial, inclusive com a implantação de muitas medidas efetivas já nos primeiros 100 dias da sua administração.

Proposta para a odontologia

O pré-candidato propõe ainda fortalecer parceria com entidades filantrópicas para que o município amplie a sua capacidade de cuidar dos goianienses. Outro ponto que Sandro Mabel quer dar atenção são os atendimentos odontológicos. Para isso, a proposta é melhorar a infraestrutura de consultórios e ajustar os contratos dos atuais prestadores do serviço para que mais pacientes possam ser contemplados.

A escolha de servidores técnicos, que entendam de saúde pública para atuar na pasta também é uma proposta do pré-candidato. “Não dá para achar que a Prefeitura vai funcionar a base de cabide de emprego. Precisamos de pessoas que saibam fazer gestão, que sejam competentes na sua área de atuação e sobretudo sejam honestas. Com seriedade dá para mudar para melhor a nossa Goiânia”, frisou.


Leia mais sobre: / / Goiânia / Política / Saúde