O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, lançou na manhã desta quarta-feira (22) o Anuário Estatístico 2025 da capital, em evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo Estratégico (Seplan). A publicação reúne dados atualizados sobre o município, demográficos, econômicos, sociais, de infraestrutura e serviços públicos e traz ainda projeções até 2030.
Durante a coletiva, Mabel destacou a importância do material para a formulação de políticas públicas e planejamento da cidade. “É importante essa reunião de informações para toda a sociedade. Goiânia não tinha um anuário desde 2013. A secretária Ana Carolina, junto com sua equipe, conseguiu atualizar esses dados, que são fundamentais para projeções e planejamento”, afirmou.
O prefeito explicou que o documento será produzido anualmente a partir de agora. “O difícil foi atualizar todas essas informações, mas daqui pra frente vai ser muito mais fácil. O resultado é um grande banco de dados, um observatório da cidade, com tudo reunido para consulta por escolas, faculdades, engenheiros e pesquisadores”, completou.
Parcerias
O evento contou com a presença do senador Vanderlan Cardoso e do deputado federal Dr. Ismael Alexandrino, que destacaram o impacto do anuário na gestão municipal e reafirmaram o apoio da bancada goiana.
“Eu não consigo ver uma administração sem direção. Esse anuário vai dar o rumo certo ao prefeito, indicando onde a saúde ou a infraestrutura são mais prioritárias. É o tipo de ferramenta que permite decisões mais acertadas”, disse o senador Vanderlan. Ele ainda destacou a importância das emendas parlamentares: “Amar Goiânia também é comparecer com recursos. Temos ajudado o prefeito a tirar a cidade da situação financeira difícil que se encontrava”.
Já o deputado Dr. Ismael Alexandrino elogiou o trabalho técnico da equipe da Seplan. “Não se faz gestão sem dados. Esse anuário mostra a cidade, aponta onde estão os principais problemas e subsidia as decisões. O prefeito Sandro Mabel tem essa visão e nós estamos apoiando, inclusive com recursos para a construção de uma nova UPA Tipo 3, a mais completa que existe”, afirmou.
Ao encerrar a coletiva, Sandro Mabel reforçou que o planejamento baseado em dados será uma marca de sua administração. “Goiânia volta a planejar o futuro com base em informação. Esse é o primeiro passo para a cidade crescer de forma inteligente e sustentável”, concluiu.
Leia mais sobre: Anuário Estatístico 2025 / Prefeitura de Goiânia / Sandro Mabel / Seplan / Cidades / Goiânia

