05 de dezembro de 2025
OBRAS

Sandro Mabel anuncia obras de drenagem no Jardim Goiás e requalificação do Corredor T-7

Prefeito assinou ordens de serviço para melhorias no asfalto, prevenção de alagamentos e modernização do transporte coletivo na T-7
Prefeito pediu paciência dos moradores próximos dos locais das obras - Foto: Diário de Goiás
Prefeito pediu paciência dos moradores próximos dos locais das obras - Foto: Diário de Goiás

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), assinou nesta segunda-feira (1º) a ordem de serviço para obras de ampliação da rede de drenagem urbana e também para a recuperação asfáltica de 11 ruas do Jardim Goiás e entorno do Parque Flamboyant. Mais tarde ele anunciou obras que vão possibilitar a metronização da Avenida T-7.

“Nós vamos fazer toda uma recuperação aqui, vamos recuperar as ruas em volta também. São 11 ruas, da Rua 53 até a Rua 66, também na 15ª Avenida”, citou ele durante uma cerimônia no Jardim Goiás. Mabel lembrou que a região já tem sido alvo de obras de drenagem mas reconheceu que o problema ainda não foi totalmente resolvido.

Em 2023, por exemplo, o então prefeito, Rogério Cruz lançou uma obra de R$ 4 milhões na região também com intervenções para sanar as falhas de drenagem em vários pontos do Jardim Goiás.

Sandro Mabel fala em resolver “buraqueira” de vez no Jardim Goiás

“Nós temos aí muita água que é jogada em cima do asfalto para poder fazer os prédios rebaixando o lençol freático. E hoje são bombas que bombeiam o tempo inteiro e muitas delas jogam [a água bombeada] no asfalto aqui. Isso cria essa buraqueira aqui que nós arrumamos só na minha gestão umas três vezes”, pontuou.

O objetivo das obras é evitar alagamentos e melhorar a qualidade do pavimento asfáltico na região. As obras estão sob a responsabilidade da empresa CCM Construção e Pavimentação Ltda e custarão mais de R$ 6,1 milhões. O prazo para conclusão é de 180 dias.

Prefeito pede paciência durante “bagunça” das obras

Mabel chamou a atenção dos moradores da região para os problemas temporários que as obras vão causar. Ele pediu paciência.

“Vai fazer muita bagunça, porque aqui a drenagem, ela vem com manilhas de 60 cm até 1,50 m. Então, para abrir um buraco para passar uma manilha de 1,50 m, não é brincadeira, é [um buraco] grande. Então, o pessoal vai ter que ter uma paciência. Nós vamos fazer da melhor forma possível para ir fazendo e tampando, de forma que a gente incomode o menos possível a população”, destacou o prefeito.

A superintendente de Obras e Infraestrutura da Secretaria de Infraestrutura de Goiânia, Flávia Ribeiro Dias, confirmou que a obra vai complementar as intervenções feitas na região do Jardim Goiás ainda na gestão passada.

“Agora nós vamos fazer o restante, para poder dar qualidade de vida para os moradores aqui, porque na época da chuva, isso é um ponto recorrente de alagamento, isso acaba também estragando o pavimento e traz transtorno a toda a população”, citou.

Segundo ela, serão 3.500 metros lineares de rede de água pluvial.

Conclusão do Corredor T-7

Na mesma tarde Mabel assinou a ordem de serviço para as obras de requalificação do Corredor T-7, um projeto que começou há muitos anos, mas não foi concluído.

Os trabalhos consistem na melhoria do pavimento, construção de calçadas acessíveis, abrigos metálicos e obras complementares. Conforme a prefeitura, a obra tem custo acima de R$ 8,6 milhões vindos do governo federal, e será realizada pela empresa Designe Engenharia e Serviços de Construções Ltda, com previsão de conclusão em até 300 dias.

Prefeito cita que pretende “metronizar” T-7

Mabel disse animado que o corredor será finalizado com essa obra: “Vamos terminar, vamos pegar firme em cima disso aí, colocamos os projetos em ordem, colocamos toda a documentação em ordem. Buscamos o dinheiro novamente e vamos terminar, vamos requalificar ele [o corredor], as calçadas também, vai ficar bonita a nossa T7”. 

Sandro Mabel citou a avenida como uma das que ele pretende utilizar no processo chamado pelos técnicos de metronização, que é a preferência na estrutura de trânsito (pistas, semáforos) para os veículos de transporte coletivo, a exemplo do BRT Leste-Oeste e que tem dado destaque a Goiânia.

“É uma das avenidas que também, com o tempo, vai receber a metronização, então nós vamos passar com ônibus ali igual o metrô, rapidinho e servindo a população, tudo sincronizado, o corredor da T7 vai ficar muito bom”, afirmou em entrevista coletiva.


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