Foi sancionado projeto de lei de autoria do vereador Gustavo Cruvinel (PV), que obriga os bancos com agências a instalarem guarda-volumes para os objetos dos clientes. De acordo com o autor da proposta, a ação tem como objetivo evitar constrangimentos para os clientes que muitas vezes acabam sendo barrados na porta giratória.
“Esse processo elimina cenas vexatórias que observamos nos bancos em que as pessoas têm que tirar todos os seus pertences para o vigilante verificar”, afirma o vereador durante o andamento da matéria. O texto foi aprovado no dia 21 do mês passado.
Atualmente, para passar deste mecanismo é necessário que os consumidores deixem objetos que contém peças metálicas como chaves, celulares e guarda-chuva em uma caixa de acrílico transparente. Depois que o cliente passa pela porta, os pertences podem ser retirados.
O vereador explicou durante a tramitação da matéria que no caso das mulheres que possuem bolsas grandes a situação acaba sendo complicada, pois em muitos casos elas precisam revirar o acessório para que possam adentrar no banco. O vereador afirma que os guarda-volumes já existem em alguns agências selecionados para atender um público que “possui um dinheiro maior no banco”.
A ideia é fazer com que essa ferramenta também seja implantada em bancos para o público em geral. “Direitos são iguais e é isso que estou lutando para o cidadão goianiense”, declarou. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Município da edição desta quarta-feira (13).
Leia mais sobre: Bancos / Câmara Municipal de Goiânia / Cidades